O que emagrece mais, HIIT ou caminhada?

Violeta Silva
2025-05-28 03:04:09
Count answers: 3
O HIIT gera uma queima calórica intensa em um curto período e acelera o metabolismo de forma duradoura.
Após o treino, o corpo continua a queimar calorias devido ao efeito ‘afterburn’, o que o torna mais eficiente para quem quer queimar calorias em menos tempo.
No treino contínuo, como os exercícios cardiovasculares, o gasto calórico é linear e constante, sem o efeito prolongado no metabolismo característico do HIIT.
Segundo os especialistas, para quem busca emagrecimento, o HIIT tende a trazer resultados mais rápidos, especialmente em termos de redução de peso e gordura corporal.
Como o HIIT trabalha com intensidades altas, duas a três sessões semanais já são suficientes para obter excelentes resultados, mas é importante ter períodos de recuperação para evitar lesões.
Para potencializar a perda de peso, a combinação dos dois tipos de treino é recomendada.
Nos dias de recuperação entre sessões de HIIT, atividades aeróbicas contínuas de baixa intensidade ajudam a acelerar o processo de recuperação e aumentam o gasto energético, promovendo uma queima de gordura ainda mais eficaz.
O HIIT, além de eficiente para a queima de gordura, é uma opção prática para quem possui pouco tempo para se exercitar, uma vez que sessões curtas já oferecem benefícios significativos.

Júlia Henriques
2025-05-28 01:15:46
Count answers: 2
As pessoas perderam peso e gordura corporal de ambos os tipos em todos os casos.
Mas o treinamento intervalado como um todo foi mais efetivo.
Na comparação, aqueles que fizeram qualquer tipo de treinamento intervalado perderam cerca de 29% mais peso.
O treinamento intervalado parece mudar o seu metabolismo.
E exercícios de maior intensidade parecem promover muitas mudanças fisiológicas que podem favorecer a perda de peso a longo prazo.
A intensidade moderada, por outro lado, não causa as mesmas alterações no seu metabolismo como o treinamento de intensidade mais alta.
Enquanto [exercícios de intensidade moderada] queimam gordura e calorias durante o seu desempenho, tem sido demonstrado que, após a cessação, há alterações metabólicas que podem dificultar a perda de gordura e favorecer o acúmulo de gordura.
Combinar uma boa dieta com o treinamento intervalado é a melhor maneira de perder peso.

Paulo Reis
2025-05-28 00:42:41
Count answers: 2
Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade são mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos.
Eles descobriram ainda que, quando adotada uma rotina com os exercícios mais pesados, o impacto positivo para a maior perda de calorias se estende até mesmo durante outras atividades.
Após 12 semanas com treinos HIIT, foi constatado que cada minuto de atividade física, independentemente qual seja, passou a queimar 0,13 gramas adicionais de gordura.
Para os momentos de alta intensidade, é preciso que a frequência cardíaca esteja acima de 80% da capacidade máxima da pessoa.
Em comunicado, o professor da Universidade de Victoria, na Austrália, autor do estudo, orienta que, em casos de dificuldade para perder gordura, os resultados mostraram que uma boa ideia é adicionar o treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT à sua rotina de exercícios.
De acordo com a recente Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness, o HIIT está entre os tipos mais populares de exercícios.
Os treinos HIIT são uma proposta de exercícios mais curtos, porém mais intensos.
Com isso, é feito um esforço maior ao final, porém num menor período de tempo.
Foram avaliadas pessoas que estavam envolvidas em HIIT supervisionado, exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou um grupo de controle sem exercícios.
É preciso ao menos quatro semanas de regularidade para que os treinos comecem a provocar o efeito no metabolismo, dizem os cientistas.
São, por exemplo, corridas aceleradas de 60 segundos, espaçadas com intervalos curtos de 15 segundos em que o ritmo é reduzido para descansar.
Essa troca é repetida diversas vezes durante um período de 15 a 30 minutos.

Camila Cunha
2025-05-28 00:26:41
Count answers: 2
Um total de apenas dois minutos de exercício de corrida de velocidade foi suficiente para provocar respostas semelhantes a 30 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada contínua.
Além disso, uma revisão de estudos realizada pela Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, descobriu que a duração de um treino (e não apenas a sua intensidade) é o que ajuda a manter o metabolismo elevado depois do exercício.
Portanto, se o objetivo é queimar o máximo de energia e, consequentemente, calorias, é preferível escolher uma atividade com intensidade moderada que possa ser feita por um período mais longo.
Mas se você está visando apenas os benefícios celulares, separe dois minutos do seu dia para correr o mais rápido que puder.
Entretanto, esse efeito não dura muito e é responsável por apenas uma pequena fração do total de calorias gastas durante e após o exercício.
Read also
- O que queima mais gordura, HIIT ou cardio tradicional?
- O que é melhor, treino HIIT ou musculação?
- Qual a diferença entre HIIT e cardio em estado estacionário?
- O que seria HIIT na academia?
- Qual cardio queima mais barriga?
- Quanto tempo de HIIT para perder gordura?
- Quais são as desvantagens do HIIT?
- O HIIT define o corpo?
- Quantas vezes por semana devo fazer HIIT?