:

Qual a doença causada pela falta de vitamina K?

Eduarda Almeida
Eduarda Almeida
2025-08-21 02:24:41
Count answers : 26
0
A deficiência de vitamina K é comum em recém-nascidos, por causa da função hepática imatura e transferência de baixas quantidades de vitamina K através da placenta ou do leite materno. Se a vitamina K não é aplicada, a criança corre risco de sangramento, anteriormente conhecido como Doença Hemorrágica do Recém-Nascido. Essa doença está associada com hemorragia cutânea, gastrointestinal e intracraniana em recém-nascidos, com desenvolvimento típico na primeira semana de vida. A vitamina K é essencial para a atividade de várias enzimas carboxilase nas células hepáticas e, portante, é necessária para a ativação de fatores de coagulação VII, IX, X e protrombina. Sinais e sintomas clínicos de deficiência de vitamina K incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena (sangramento do estômago), hematúria ou quaisquer outras manifestações de coagulação deficiente (hematomas, sangramentos gengivais etc.).
Iris Reis
Iris Reis
2025-08-12 08:20:53
Count answers : 11
0
A deficiência de vitamina K é bem rara. A falta de vitamina K pode afetar a coagulação sanguínea e aumentar o risco de ferimentos e sangramentos. Além disso, pode impactar no risco de fraturas ósseas. Segundo a Universidade de Harvard, alguns sintomas da falta de vitamina K são: Tempo mais longo para o sangue coagular ou um “tempo de protrombina” prolongado (medida que pode ser avaliada em exame laboratorial); Sangramentos excessivos; Hemorragias; Osteopenia ou osteoporose.
Sebastião Mota
Sebastião Mota
2025-08-03 09:49:58
Count answers : 18
0
As pessoas com deficiência de vitamina K podem ser assintomáticas. Dessa forma, a deficiência pode ser detectada observando alterações em provas de coagulação feitas em check-ups de rotina ou pré-operatórios. No entanto, podem ocorrer também alguns sintomas associados a sangramentos, como hematomas e sangramento gengival, nas fezes e nariz. A doença causada por essa deficiência não é especificamente nomeada no texto.
Renata Barbosa
Renata Barbosa
2025-07-25 03:07:39
Count answers : 21
0
A falta de vitamina K no organismo pode causar hematomas frequentes, sangramentos nas gengivas e nariz, além de prejudicar a saúde dos ossos e aumentar o risco de hemorragias. Os sintomas de falta de vitamina K incluem sangramentos anormais, formação fácil de hematomas e até enfraquecimento dos ossos. Identificar sua falta é essencial para prevenir doenças causadas pela falta de vitamina K, normalmente relacionadas à coagulação e à saúde óssea. Em recém-nascidos, risco de hemorragia grave (doença hemorrágica do recém-nascido).
Letícia Nunes
Letícia Nunes
2025-07-25 01:21:19
Count answers : 22
0
A vitamina K é muito importante para a coagulação do sangue evitando hemorragias, facilitando a cicatrização e a reposição de nutrientes dos ossos. O principal sintoma da falta da vitamina K no organismo são quadros de sangramentos na pele, nariz, por uma pequena ferida ou no estômago. O enfraquecimento dos ossos também pode ser um sintoma, assim como excesso de fluxo menstrual nas mulheres. Visto que a vitamina K está presente em diversos alimentos e também é produzida pela flora intestinal, é difícil ocorrer a deficiência desta vitamina. Desordens gastrointestinais que estão relacionadas a uma absorção de gordura deficiente e doenças no fígado podem interferir na ideal absorção de vitamina K.