Qual conservante não faz mal?
Violeta Cruz
2025-07-25 08:01:10
Count answers
: 18
Não se pode extrapolar os dados obtidos em laboratório com animais para as condições biológicas do ser humano.
As evidências crescentes dos agravos à saúde provocados por alimentos processados e ultraprocessados, levou a utilização de aditivos naturais bactericidas que atuam como conservantes.
Basicamente, quando colocada na presença, in vitro, de microrganismos patogénicos e bactérias da microbiota intestinal, estas moléculas causaram a morte de ambos os tipos de bactérias, com eficácia ainda maior sobre as bactérias não patogénicas.
Assim, parece que a nisina é um conservante que, embora adicionado aos nossos alimentos há muito tempo, seu impacto nos micróbios intestinais ainda não foi suficientemente bem estudado.
De qualquer forma, precisamos estar alerta e ter o devido cuidado enquanto esperamos por novos estudos, sabendo que devemos consumir alimentos ultraprocessados com prudência e moderação.
No entanto, ainda é cedo para conclusões porque esse trabalho foi realizado in vitro e com seis substâncias antimicrobianos próximos a ela.
Pesquisa recente desenvolvida em laboratório na Universidade de Chicago levantou uma interrogação sobre se ele é inofensivo ou representa um risco para a saúde, fundamentalmente na saúde intestinal.
A pesquisa publicada na revista ACS Chemical Biology sinaliza para um possível efeito negativo de conservantes sobre as bactérias da nossa microbiota mostrando que as bactérias são sensíveis aos conservantes.
Um dos conservantes naturais mais utilizados em nossos alimentos e bebidas é a nisina, ou o E234.
Vítor Costa
2025-07-25 07:56:34
Count answers
: 22
Não é preciso ter medo dos conservantes. Os conservantes passam por anos e anos de testes antes de receberem a liberação da Anvisa. Eles garantem que não é preciso ter medo. Esses procedimentos seguem padrões internacionais e determinam, por exemplo, qual o tipo de aditivo pode ser usado em cada alimento e qual quantidade máxima é segura.
Mara Matos
2025-07-25 07:28:42
Count answers
: 20
Uma das vantagens da aplicação do Sorbato de Potássio é a alta solubilidade do composto pelo organismo.
Dentro da Resolução nº 383 de 05/08/1999 da ANVISA, que regulamenta o uso de conservantes especificação para panificação, é permitido o uso de até 0,1 de sorbato de potássio para cada 100g do produto.
O sorbato de potássio depende de um consumo equilibrado de tudo, ao longo do tempo.
Não por acaso, na panificação, a combinação entre ambos também é feita de forma a garantir a qualidade e a longevidade dos produtos.
Para garantir o máximo de eficiência para os conservantes na panificação, e principalmente sem causar riscos à saúde, o ideal é buscar opções de qualidade para seus produtos.
Read also
- O que podemos fazer para substituir os alimentos industrializados?
- O que poderíamos fazer para reduzir o nosso consumo de produtos industrializados?
- Quais são os melhores métodos para conservar alimentos?
- Quais são os conservantes artificiais?
- O que deve ser feito para diminuir os produtos industrializados?