Quem tem glicose alta pode comer nectarina?

José Carvalho
2025-07-25 16:23:03
Count answers
: 14
Frutas com caroço como pêssego, ameixa e nectarina contêm compostos bioativos capazes de combater a chamada "síndrome metabólica", doença que altera as taxas de glicose, triglicérides, colesterol, pressão e peso, conclui um estudo feito na Universidade Texas A&M, nos EUA. Segundo o cientista de alimentos Luis Cisneros-Zevallos, do centro de pesquisas AgriLife da universidade, essas frutas apresentam compostos fenólicos, antioxidantes que agem contra inflamações, diabetes tipo 2 – relacionada à obesidade – e doenças cardiovasculares. As principais substâncias encontradas são antocianinas, ácido clorogênico, derivados de quercetina e catequinas. Elas atuam em células dos tecidos conjuntivo, vascular e gorduroso, controlando diferentes expressões de genes e proteínas. O pesquisador ressalta que, de acordo com as estatísticas, 30% da população americana está obesa ou com sobrepeso, e os casos aumentam a cada ano em números alarmantes. Apesar de os hábitos de vida e a predisposição genética terem uma grande responsabilidade sobre a obesidade, a síndrome metabólica também pode causar o excesso de peso.

Irina Ramos
2025-07-25 14:57:55
Count answers
: 9
Quem tem glicose alta pode comer nectarina.
A nectarina está incluída na lista de frutas mais comuns para diabetes gestacional.
As melhores escolhas de frutas para diabetes gestacional são aquelas frescas, congeladas ou enlatadas sem adição de açúcares.
Um pequeno pedaço de fruta inteira ou cerca de ½ xícara de fruta congelada tem cerca de 15 gramas de carboidratos.
As porções para a maioria das frutas frescas e melões são de ¾ – 1 xícara.
A maioria das frutas tem um baixo índice glicêmico devido ao seu conteúdo de frutose e fibra.
Em geral, as frutas são encorajadas quando se usa o índice glicêmico para orientar as escolhas alimentares.
Ter um pedaço de frutas frescas ou salada de frutas para a sobremesa é uma ótima maneira de satisfazer o seu desejo por doces e obter a nutrição extra que você está procurando.
As frutas podem ser comidas em troca com outras fontes de carboidratos no seu plano alimentar, como amidos, grãos e laticínios.
Se você não tiver certeza, pergunte ao seu médico sobre os alimentos que você normalmente come.
Ele pode ajudá-lo a identificar o que evitar e as melhores frutas para diabetes gestacional que você deve consumir.

Sebastião Matias
2025-07-25 13:17:10
Count answers
: 14
Nectarina pode ser consumida de diversas formas, como tortas, geleias e misturadas com outras frutas, ou de forma “in natura”, em sucos, saladas, vitaminas ou smoothies, por conter muitas fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, a fruta contribui para a pessoa passar mais tempo sem comer. Ela é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel, portanto melhora o funcionamento do intestino. A nectarina atua no equilíbrio metabólico, através de cálcio, potássio e fósforo. A fruta também é responsável por fortalecer o sistema imunológico e é rica em luteína, ajudando a prevenir doenças oculares. No entanto, para quem tem problemas de “intestino preso”, ela pode ser grande ajuda. Já para quem possui algum problema intestinal precisa ter cautela ao ingerir nectarina, pois o consumo pode resultar em diarreias. Em relação ao consumo de nectarina para indivíduos com glicose alta, não há menção específica de como ela afeta os níveis de glicose no sangue, portanto aconselhamos a consultar um nutricionista antes do consumo para avaliar a pertinência do mesmo para o seu caso.

Xavier Esteves
2025-07-25 12:57:46
Count answers
: 8
As frutas que os diabéticos podem comer são: Morango; Amora; Tangerina; Pêssego; Pera; Laranja com bagaço; Maçã; Goiaba; Abacate; Kiwi; Melão; Laranja kinkan; Manga; Ameixa; Mirtilos; Nectarina.
No entanto todas as frutas frescas e inteiras são permitidas na diabetes, desde que consumidas com moderação, sendo geralmente recomendado entre 2 a 4 porções por dia e, sempre que possível, com casca e/ou bagaço.
É importante lembrar que o suco de frutas contém menos fibras do que a fruta inteira.
Os sucos devem ser consumidos eventualmente, já que contribui para que a fome volte mais rápido, além de aumentar os níveis de açúcar no sangue rapidamente.
É aconselhado comer as frutas sempre junto com outros alimentos, durante ou após o almoço e jantar, por exemplo, pois os nutrientes das refeições, como gordura, fibras e proteína ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar da fruta.
É possível também comer frutas ricas em fibra, como kiwi ou laranja com bagaço no café da manhã ou nos lanches, acompanhando 1 pote de iogurte natural sem açúcar, com 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou 1 colher de sopa de chia, por exemplo.