O magnésio é um mineral que combata certas doenças, como artrite, Alzheimer, problemas de pressão alta, diabetes, problemas respiratórios, entre outros.
Além disso, o consumo de magnésio fornece mais rigidez e flexibilidade aos ossos, aumenta a biodisponibilidade de cálcio, regula e normaliza a pressão arterial, previne e ajuda no combate de pedras nos rins, e muito mais.
A principal causa de deficiência de magnésio seria o grande consumo de alimentos rápidos e processados que incluem fast food e comidas industrializadas, além de açúcar, refrigerantes, bebidas com cafeína e até mesmo carne.
Muitos deixam de consumir alimentos saudáveis como frutas e legumes que são ricos em magnésio.
Consumir bebidas alcoólicas pode interferir na absorção de vitamina D, que auxilia na absorção de magnésio, ou seja, um problema leva ao outro.
Refrigerantes também podem atrapalhar na absorção adequada destes nutrientes.
Um fato que chama a atenção quanto à falta de magnésio é que o problema não está apenas associado ao alimento que se deixa de ingerir e sim ao alimento que se consome, por exemplo, este é o caso da açúcar pois a cada molécula de açúcar ingerida, nosso corpo usa 54 moléculas de magnésio para processá-la, tornando o açúcar o pior vilão na deficiência de magnésio.
Outra razão que pode causar a carência de magnésio é o PH do interior do intestino, que pode afetar a capacidade da absorção do mineral.
Quanto mais alcalino seu intestino, mais pobre é a capacidade de absorção de magnésio.
Também se conclui que nos dias de hoje o solo está empobrecido do material magnésio devido ao uso constante de pesticidas e à poluição que afeta os campos.