:

Quem não pode comer espinafre?

Tatiana Lourenço
Tatiana Lourenço
2025-08-23 18:31:23
Count answers : 21
0
O espinafre contém uma substância chamada oxalato, que pode ser prejudicial à saúde se não for bem controlada. O oxalato pode interferir na absorção de cálcio e, no caso de pessoas que já têm histórico de cálculos renais, como pedras no rim, ele pode até agravar o problema. Portanto, o importante é evitar o espinafre in natura. A gente não pode fazer o consumo do espinafre cru. Só não pode consumir o espinafre cru. Não é aconselhável consumir o espinafre cru porque ele contém uma substância chamada oxalato, que pode ser prejudicial à saúde se não for bem controlada.
Verónica Marques
Verónica Marques
2025-08-16 15:01:07
Count answers : 30
0
Pessoas que ingerem grandes quantidades de espinafre podem sofrer efeitos tóxicos. O ácido oxálico presente nesse vegetal impede a absorção de cálcio e ferro pelo organismo. Além disso, a ingestão de espinafre também pode reduzir a biodisponibilidade do cálcio contido em outros alimentos. Em casos extremos, o consumo excessivo de espinafre pode levar a problemas graves, como toxidade renal e hemorragias, como demonstrado em um estudo com cobaias. Portanto, é aconselhável evitar o consumo de espinafre, principalmente em grandes quantidades, para evitar esses riscos. Em vez disso, é recomendado optar por outras fontes de cálcio e ferro, como couve, brócolis, folha de mostarda e leguminosas.
Dinis Melo
Dinis Melo
2025-08-09 10:32:02
Count answers : 18
0
De modo geral, é melhor consumir depois de cozido, para reduzir a concentração de ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais. Em relação ao paladar e às receitas, existem diversas formas de consumir seu espinafre. Se preparado com uma fonte de gordura saudável, como a manteiga ou azeite de oliva, há uma melhor absorção dos fitonutrientes. Outro macete é comer junto com alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. É uma ótima pedida para incrementar um feijão, a lentilha e até uma polenta bem cremosa. Espinafre refogado: seja no azeite ou na manteiga, o resultado são folhas beeeem macias, que murcham bastante depois de ir ao fogo. O talo fatiado bem fininho também pode ser refogado e dar aquele sabor a mais a um arroz com vegetais ou ao seu omelete favorito.
Pedro Martins
Pedro Martins
2025-07-26 22:19:29
Count answers : 22
0
Já a nutricionista integrativa Karishma Shah não aconselha pessoas com problemas gástricos ou intestinais consumi-lo sem ser cozido. O espinafre pode causar acidez ou dores de estômago. Na verdade, comer qualquer tipo de folha verde crua pode causar esses efeitos colaterais. O melhor é testar antes de consumir em proporções inteiras e verificar se está causando náusea ou inchaço. Consumir a hortaliça crua em excesso pode gerar pedra nos rins, dor abdominal, pressão arterial baixa e vômito. Ele pode se ligar ao cálcio e outros minerais no corpo e formar cristais insolúveis. Quando consumido cru, esse ácido não é decomposto pelo cozimento e pode interferir na absorção de cálcio, ferro e outros minerais importantes no organismo. Além das pedras nos rins, o consumo cru do vegetal em demasia pode resultar em um risco maior de síndrome do intestino irritável, gota, inchaços e gases.
Bernardo Torres
Bernardo Torres
2025-07-26 22:04:43
Count answers : 18
0
Pessoas que têm histórico de pedras nos rins ou estão em risco devem moderar a ingestão de espinafre e comê-lo junto com alimentos ricos em cálcio para reduzir o risco de desenvolver pedras nos rins. Pode causar problemas para pessoas que estiverem tomando determinados medicamentos, como medicamentos anticoagulantes, devido ao seu alto teor de vitamina K. O ideal é se concentrar em ingerir uma quantidade semelhante de vitamina K todos os dias para evitar que o medicamento perca a eficácia. É importante conversar com o médico sobre as possíveis interações medicamentosas e administrar melhor os alimentos que são fonte de vitamina K, incluindo o espinafre.