:

O que o selênio faz no cérebro?

Mia Sá
Mia Sá
2025-08-16 17:42:03
Count answers : 19
0
Além de nos proteger de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, parece que o selênio ajuda a saúde do cérebro de forma mais geral. Conforme defendem os estudos dos quais Bárbara fez parte. Isso acontece em virtude da enzima glutationa peroxidase, que o selênio ajuda a construir. Hoje pesquisadora da Universidade de Deakin, na Austrália, a nutricionista Bárbara Rita Cardoso participou de estudos da Universidade de São Paulo que desvendaram a mãozinha dada pelo nutriente à saúde cerebral. É ela quem traz o caráter antioxidante aos alimentos ricos no mineral, que afastam do corpo os temidos radicais livres, capazes de promover câncer, doenças cardiovasculares e até Alzheimer. Por causa de suas funções antioxidantes, ele fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção de um rol de doenças, desde disfunções na tireoide até o Alzheimer, passando, no meio desse caminho, pelo câncer.
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
2025-08-06 15:06:40
Count answers : 22
0
2. Previne doenças degenerativas Ao combater o estresse oxidativo e a inflamação, o selênio pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Isso faz dele um aliado para a saúde do cérebro e da memória. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia , o estresse oxidativo está entre os principais fatores de risco para doenças neurodegenerativas.
Mauro Nogueira
Mauro Nogueira
2025-07-27 01:50:25
Count answers : 24
0
O selênio é um mineral com alto poder antioxidante e protetor de neurônios. Estudos mostram que a deficiência de selênio no cérebro leva à rápida redução da capacidade cognitiva. Quem tem Alzheimer, por exemplo, tem somente 60% do mineral presente nos indivíduos saudáveis. Em um estudo publicado em 2022 na revista Cell Metabolism, pesquisadores testaram a suplementação do mineral em camundongos e revelaram que, após simularem uma lesão semelhante a um AVC nos animais, os déficits de aprendizagem e memória foram resgatados completamente. Descobrimos que a suplementação dietética quatro semanas antes do tratamento ou começando imediatamente após a lesão não exibiu efeitos adversos na saúde geral e no comportamento, e conseguiu resgatar completamente os déficits de aprendizagem espacial e memória observados pós-lesão, disseram os autores.
Manuel Lima
Manuel Lima
2025-07-27 01:10:04
Count answers : 19
0
O selênio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, em especial para a saúde do cérebro. Ele atua como um antioxidante poderoso, combatendo os radicais livres que danificam as células cerebrais e contribuem para o envelhecimento precoce do cérebro. O selênio ajuda a neutralizar os radicais livres, diminuindo o dano oxidativo nas células cerebrais. Está envolvido na produção dos hormônios da tireoide, que desempenham um papel crucial no metabolismo e no funcionamento do sistema nervoso. Estudos sugerem que a deficiência de selênio pode aumentar o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson. A deficiência ou o excesso desses nutrientes podem contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças neurológicas. A nutricionista Bettina Moritz alerta que o desequilíbrio desses elementos no organismo pode contribuir para o surgimento de patologias mentais graves, como Parkinson, Alzheimer e depressão.