:

Quais são 5 benefícios do yoga?

Rodrigo Pinto
Rodrigo Pinto
2025-08-15 05:08:41
Count answers : 15
0
A lista de benefícios atribuídos à ioga é enorme, estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, e dá força à coluna vertebral. É sabido pela medicina que a coluna mantém a saúde do ser humano. Dela, partem nervos que dão suporte para os sistemas neurovegetativo e nervoso. Com a coluna forte, você também vai ter emoções equilibradas. Os asanas trabalham o equilíbrio interno. Existem, por exemplo, asanas para desenvolver determinação, tolerância, disciplina. O equilíbrio do sistema nervoso está no cerne dessa capacidade. Há asanas, o chamados bandha-asanas, que atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, propiciando a calma. Outra posturas, como a posição invertida e a vela, preparam o corpo para situações adversas, como tensão e estresse.
Gil Vieira
Gil Vieira
2025-08-06 22:26:44
Count answers : 17
0
Na parte física, a pessoa pode notar nas primeiras práticas: sensação de bem-estar, alongamento de músculos e tendões, que culminam no relaxamento, e em uma sensação de conforto com o próprio corpo. Com a prática regular, é possível desenvolver a musculatura de maneira equilibrada, trazendo força e beleza, corrigir desvios posturais, melhorar o equilíbrio etc. As posturas de ioga envolvem alongamento dos músculos e das articulações, o que aumenta a flexibilidade do corpo e reduz a rigidez. O ioga concentra-se em fortalecer o núcleo do corpo, que inclui os músculos abdominais, lombares e pélvicos. A prática de ioga ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal, permitindo que você compreenda melhor o seu centro de gravidade e como distribuir o peso corporal de forma adequada para manter o equilíbrio.
Miriam Nunes
Miriam Nunes
2025-07-28 14:12:54
Count answers : 19
0
1 – Felicidade As posturas de yoga ajudam a elevar os níveis de serotonina no organismo. 2 – Perda de peso A prática do yoga acelera o metabolismo, diminui estresse e ansiedade, regula o sono, controla o nível de açúcar no sangue e evita a compulsão alimentar. 3 – Foco Para manter as posturas, é preciso se voltar para o momento presente e manter o foco na respiração. 4 – Relaxamento Quando você se dedica ao momento presente, parando e prestando atenção na respiração e em cada movimento do corpo durante as aulas de yoga, a sua mente pode relaxar e esquecer a tensão do dia a dia. 5 – Flexibilidade Nas primeiras aulas, muitas posturas passam uma impressão de serem difíceis ou até impossíveis. No entanto, com prática, é possível perceber que a flexibilidade vai se desenvolvendo.
Sara Barros
Sara Barros
2025-07-28 11:25:53
Count answers : 24
0
Diminui o estresse e ansiedade. A meditação é um dos primeiros passos para controle do estresse e ansiedade, pois ela faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas que ocasionam desequilíbrios emocionais. O fato de ter o controle da respiração, promove maior sensação de relaxamento e equilíbrio da mente. Promove condicionamento físico. Os exercícios, técnicas e posturas do Yoga podem melhorar a resistência e fortalecimento da sua estrutura muscular. A prática auxilia no desempenho do seu corpo que fica mais resistente a atividades físicas. Alivia as dores. Praticando Yoga você terá maior consciência corporal, ou seja, maior percepção da postura, o que irá diminuir as dores causadas pelo estresse. Os alongamentos realizados ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade nos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, etc. Melhora o sono. Praticando regularmente Yoga, a sua produção de melatonina, hormônio regulador do sono, vai aumentar. Por consequência, seu sono terá mais qualidade! Seu corpo vai ficar mais relaxado, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte. Controla os batimentos cardíacos. A prática de Yoga melhora o funcionamento do coração, pois regula a circulação sanguínea e o sistema nervoso, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse. Sua respiração também vai melhorar, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração.
Benedita Pacheco
Benedita Pacheco
2025-07-28 11:01:47
Count answers : 17
0
Previne contra ansiedade e depressão As posturas da atividade ajudam a aumentar os níveis de serotonina, conhecida também como o hormônio da felicidade. Sendo assim, a ioga é uma ótima técnica preventiva contra a depressão, ansiedade e o estresse. Outro ponto importante é que a presença de serotonina no organismo ajuda a ter o sistema imunológico fortalecido. Auxilia na perda de peso É de suma importância termos em mente que esse ponto passa longe de ser o principal objetivo da ioga. Contudo, tal fato não deixa de ser um benefício e enriquece ainda mais as vantagens da prática. A atividade acelera o metabolismo, regula o sono e controla o nível de açúcar no sangue. Tudo isso permite emagrecer sem esforço e em pouco tempo. Aumento da concentração Segundo os especialistas no assunto, para manter as posturas exercidas na atividade, é preciso se voltar para o momento presente e usar a respiração como foco. Quando esse treino é frequente, acaba se tornando um exercício para o cérebro, que com o passar do tempo terá maior facilidade para manter o foco não só na respiração, mas em todas as atividades do seu cotidiano. Diminui a tensão da rotina Com o estresse do dia a dia quase nunca experimentamos um relaxamento que só a ioga proporciona. Durante o exercício, você se dedica fielmente ao momento presente, tomando consciência corporal, isto é, percepção da respiração e atenção em cada movimento que o corpo executa durante as aulas de ioga. Com isso, a sua mente relaxa e tira o foco da tensão provocada pela rotina. Aumenta a flexibilidade do corpo Nas primeiras aulas, se nota uma certa dificuldade para pôr em prática as posições da ioga. No entanto, com o passar do tempo, é notável que a flexibilidade vai se desenvolvendo e facilitando a execução das posturas do exercício. Isso ocorre pois o yoga trabalha com os músculos, os deixando mais aptos e versáteis para movimentos que antes o corpo não conseguia realizar pela rigidez adquirida ao longo dos anos.