Um estudo publicado pelo European Journal of Sport Science concluiu que o uso de faixas elásticas é praticamente similar ao treino com halteres quando falamos de ativação muscular.
Outro benefício quando comparada aos pesos livres é que a elasticidade das faixas também permite ativar músculos estabilizadores menores, o que o treino com pesos livres não faz.
Em outro estudo, também não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de ativação muscular entre as pessoas que usaram as faixas ou os pesos.
Assim como os pesos, as faixas elásticas aplicam tensão no músculo, o que com o tempo faz com que o músculo se adapte e fique mais forte.
Quanto mais você esticar a faixa, maior será a resistência.
Outros benefícios incluem: Desenvolvimento da massa muscular; Alongamento das estruturas do corpo; Ativação muscular com tensão constante.
Para iniciantes, pode ser uma excelente estratégia para dominar a técnica de cada movimento.
O treino com as faixas elásticas também traz benefícios para os glúteos e músculos escapulares, que não são ativados com facilidade com pesos livres.
Quanto maior a força exercida diretamente sobre a faixa, maior será a resistência do músculo e, por esse motivo, a ativação dessa musculatura será mais eficaz.
Essa tensão constante deixa o músculo envolvido em ambas as fases de contração e de alongamento de um exercício.
Atletas de todos os níveis podem se beneficiar, mas é preciso constância.
Para saber se a faixa elástica está adequada ao exercício, você precisa conseguir completar de 12 a 15 repetições.
Não pode ser muito fácil, mas não pode ser muito difícil.
No vídeo abaixo selecionamos quatro movimentos com a faixa elástica para você começar a adicionar o objeto em sua rotina de treinamento.
São exercícios mais simples e introdutórios, que podem ser feitos dentro de um programa de treino orientado por um profissional da educação física com o foco no fortalecimento e no alongamento da região.
Confira os exercícios: Agachamento com faixa, Passada lateral com faixa, Abdutor com a faixa e Elevação de quadril com faixa.
Os exercícios a seguir podem ser realizados em circuito, e duas a três vezes na semana, com média de 10 a 15 repetições por série.