Os elásticos prometem benefícios infinitos e são usados por atletas profissionais e pessoas que precisam se reabilitar de lesões.
É comum ver atletas como Lionel Messi se exercitando com um elástico durante os treinos.
Através deles, propõe-se uma prática intensa e eficaz, onde cada músculo do corpo é trabalhado de forma localizada e em uma única sessão através de um processo de resistência gradual e progressiva a partir do próprio peso corporal.
Esse elemento elástico possui diferentes intensidades e espessuras, permitindo esticar mais ou menos de acordo com a necessidade de esforço de cada pessoa, com a vantagem de proteger o corpo de possíveis lesões.
À medida que as faixas são esticadas, a tensão aumenta na área que está sendo exercitada.
O item é considerado multidisciplinar, pois os tipos de usos que lhe são dados são os mais diversos.
Hintze comenta que, por um lado, auxiliam e facilitam a prática de testes que envolvem carregar o peso do corpo, e por outro, são um complemento para os exercícios, pois podem aumentar sua dificuldade.
É gerado um treinamento conhecido como concêntrico e excêntrico, que é muito benéfico para o músculo, pois ao abrir e fechar os braços ou pernas com a banda, produz um efeito de relaxamento e contração que aumenta o músculo de força.
Graças a esses benefícios, o preparador físico Alejandro Mezzarapa reforça que as faixas são uma alternativa ideal para todas as idades, além de serem aliados para pessoas que estão perdendo músculo, ou para quem não tem tempo para ir a uma aula de ginástica e treinar em casa, e para todos aqueles que estão deixando para trás o sedentarismo e iniciando atividade física onde o melhor é fazer um trabalho progressivo.
Segundo Hintze, o sucesso dos elásticos começou durante a pandemia, como uma opção para todos que queriam continuar a treinar, mas não tinham os elementos necessários para o fazer.
Anteriormente, seu uso era reservado para trabalhos de reabilitação e atletas de elite que precisavam manter e melhorar a força.
Mezzarapa compartilha algumas atividades dinâmicas para fazer com os elásticos, na intensidade que cada uma considerar adequada, sugerindo que se faça dez repetições por série durante três a cinco voltas, com uma pausa de um a dois minutos.