Os treinos HIIT, devido à alta intensidade de performance, têm a característica de durarem pouco tempo, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo.
O treino HIIT queima muito mais calorias em menos tempo do que exercícios moderados, o que o torna uma opção muito interessante para quem quer emagrecer.
Isso ocorre porque quem o pratica consegue atingir intensidades mais altas de atividades, o que demanda uma produção de energia muito maior do organismo.
Apesar dos exercícios de alta intensidade usarem mais carboidratos do que gorduras como fonte de energia, trazem uma grande perda de peso e consequentemente, começa-se a queimar gordura também.
O HIIT é um exercício indicado para qualquer pessoa que almeja perda de peso, pois gasta muitas calorias em um curto período de tempo e também aumenta o gasto calórico do organismo nas 24 horas seguintes ao treino.
Por ser um treino curto, é fácil de ser encaixado na rotina, o que também dispensa a desculpa de “não tenho tempo para me exercitar”.
Pessoas menos acostumadas a praticar exercícios conseguem atingir e manter altas intensidades de exercícios, já que elas só precisam manter esse padrão por curtos períodos.
Nas 24 horas após um treino HIIT, você queima 10% mais calorias do que queimaria sem ter feito o treino.
Isso ocorre porque, após esse exercício, o organismo tem um consumo maior de oxigênio, o que leva a uma aceleração do metabolismo, e o uso de mais calorias para sua manutenção normal.
O nome disso é efeito EPOC e exercícios podem causar efeitos EPOCs de intensidades diferentes.
O EPOC do HIIT é bem alto, acelerando o metabolismo e, portanto, tendo tanta queima de calorias no pós-treino.