O yoga é benéfico para muitas coisas, na questão da ansiedade, ajuda a levar a sua atenção para o momento presente, para que cada um repare na sua respiração, observando seu corpo e mente.
Afinal, a ansiedade nada mais é do que se preocupar com aquilo que ainda não aconteceu ou está para acontecer.
Sim, diferentes gurus e estilos, mas todos partem do yoga tradicional indiana e milenar, no caso, o Hatha Yoga.
Os Pranayamas (exercícios respiratórios) estão ligados ao Prana (força vital) que está intimamente conectado com a mente.
Então, se uma pessoa está com a respiração agitada, sabemos que sua mente também está.
Na escola onde me formei professor, Instituto Divine Life Society São Paulo – Sivananda Yoga, o mestre Sivaswarupa nos ensinou um Pranayama que é muito bom para acalmar o corpo e controlar a ansiedade, chama-se Shanti Pranayama: sentado confortavelmente, inspire pelo nariz e expire pela boca prolongadamente até sutilizar a respiração, entrando em estado de paz (Shanti) e quietude, após algumas repetições, a respiração é feita só pelo nariz.
É fundamental a presença de um profissional para evitar sobrecargas e acidentes com o corpo.
A prática conduzida ajuda nas percepções e nos cuidados, corpo e mente estão interligados, respiração e movimento também.
O segredo não é ‘desligar’, mas sim redirecionar a sua atenção, levando-a para acompanhar a sua respiração e para as partes do corpo em que o exercício exige.
Um ambiente calmo, silencioso, limpo, sem muitas interferências externas, isso auxilia na concentração.
Pela manhã ou no fim do dia.