Para obter mudanças na composição corporal, a recomendação mínima é de 150 minutos semanais de exercício aeróbico moderado.
Cada meia hora a mais dessas modalidades, somando 300 minutos na semana, acelera esses resultados.
Cada incremento de 30 minutos por semana de exercício aeróbico impacta a composição corporal: a cada meia hora de cardio, houve uma redução média de 0,52 kg de peso corporal, 0,56 cm de cintura e 0,37% de gordura corporal no período avaliado.
[O estudo] fornece uma orientação clara para pessoas que buscam perder peso e mostra que mesmo pequenas quantidades de exercício podem ter efeitos benéficos.
Ele também reforça a recomendação de que, para atingir mudanças clinicamente significativas na composição corporal, é necessário acumular pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada por semana.
A combinação com musculação traz benefícios adicionais.
Enquanto os exercícios aeróbicos são eficientes na redução do peso corporal e da gordura, o treinamento de força ajuda a preservar ou aumentar a massa muscular, evitando a perda de músculos com a gordura.
A musculação também evita a redução do metabolismo basal, ajudando o organismo a gastar mais calorias mesmo em repouso.
Por isso, combinar a musculação com exercícios aeróbicos pode gerar melhores resultados a longo prazo.
Vale lembrar que a perda de peso depende de um balanço energético negativo, ou seja, é preciso consumir menos calorias do que se gasta.
Sem ajustes na alimentação, o impacto da atividade física pode ser limitado.
A princípio, para perder barriga é necessário praticar exercícios aeróbicos, que pode ser feito a uma intensidade moderada, pelo menos 150 minutos por semana.