:

Pode fazer alongamento e mobilidade todos os dias?

Rita Carneiro
Rita Carneiro
2025-08-02 13:30:50
Count answers : 22
0
Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido. Contudo, para você conquistar os melhores resultados, é necessário ter cuidado com alguns detalhes. O nosso corpo, cotidiano e estilo de vida acarretam em um desequilíbrio dos movimentos realizados por nossos músculos. Seja por meio consciente ou inconsciente, a quantidade de contrações que fazemos no nosso corpo é enorme e inversamente proporcional às descontrações. Por isso, precisamos nos alongar para diminuir a sobrecarga durante movimentos simples da rotina diária – e isso vale até para os sedentários! Alongamento é qualidade de vida!
Sara Fonseca
Sara Fonseca
2025-08-02 11:27:17
Count answers : 21
0
Mônica Marques recomenda que o alongamento seja feito antes e depois do exercício físico, permanecendo em cada posição entre 15 e 30 segundos. Ele também pode ser a única atividade do dia, sendo feita até mesmo em casa, pois já serve como tratamento para o estresse, a ansiedade, a depressão e a baixa autoestima.
Edgar Neto
Edgar Neto
2025-08-02 10:38:45
Count answers : 14
0
Alongar promove a flexibilidade e ajuda as articulações a manter uma boa amplitude de movimento, reduzindo a probabilidade de tensão muscular e articular. Reduz também o risco de lesões associadas à prática desportiva. Execute o movimento lentamente e mantenha-o durante cerca de 30 a 60 segundos, estirando o músculo até ao limiar da dor, e repita-o três a cinco vezes a cada treino (no mínimo, duas a três vezes por semana). O momento ideal para fazer exercícios de flexibilidade é quando os músculos já estão “quentes”. Se quiser fazer apenas exercícios de flexibilidade, faça primeiro um aquecimento de cerca de dez minutos, por exemplo, uma caminhada. É, por isso, importante que as recomendações sejam ajustadas caso a caso. Após um alongamento, o músculo tem transitoriamente uma menor capacidade de produção de força. Por isso, se for fazer um treino de resistência ou de força, alongue após e não antes do exercício físico.