O cardio queima gordura da barriga?

Jorge Rocha
2025-08-24 14:33:42
Count answers
: 14
Segundo o preparador físico e colunista do GLOBO, Marcio Atalla, não há dúvida nenhuma de que os exercícios de cardio queimam mais gorduras se comparados com a musculação tradicional — ou seja, aquela feita nos aparelhos de academia. Quando iniciamos uma atividade, nosso corpo começa a usar tanto a glicose disponível no sangue quanto a gordura em forma de ácido graxo como combustível. Conforme a intensidade do exercício vai aumentando, o uso de glicose e ácido graxo também se eleva, até que chega a uma intensidade em que a queima de gordura é máxima e grande parte da sua energia provém dela.
O especialista afirma que quanto mais tempo fizer de atividade aeróbica, independente de qual for, maior será a queima de gordura. A intensidade que você faz para executar a atividade, também é fundamental na queima de gordura, mesmo que o treino seja mais curto.
Nós precisamos pensar que já em repouso a gordura é usada como fonte de energia. Nos primeiros 10 segundos de um treino aeróbico, o glicogênio muscular é o combustível principal, mas você já usa cerca de 3% da gordura também.
Um minuto e meio depois, essa porcentagem já sobe para 50% e depois de 3 minutos esse número já é mais de 90% — explica Atalla.
A musculação vai usar o glicogênio muscular, por isso que há um descanso entre uma série e outra para repor este estoque.
A gordura não é o principal substrato de energia durante a musculação — explica o preparador físico.
— Um quilo de músculo vai queimar de quatro a cinco mais calorias do que um quilo de gordura ao longo do dia para se manter, porém é mais demorado de se ganhar.
Enquanto a queima de gordura é o jeito mais barato para o corpo de produzir ATP.
As atividades que recrutam mais grupos musculares são mais eficientes no emagrecimento.
Corrida, natação e remo, por exemplo, são os que apresentam maior queima calórica.

Nuno Garcia
2025-08-21 13:21:45
Count answers
: 19
Nós precisamos pensar que já em repouso a gordura é usada como fonte de energia.
Nos primeiros 10 segundos de um treino aeróbico, o glicogênio muscular é o combustível principal, mas você já usa cerca de 3% da gordura também.
Um minuto e meio depois, essa porcentagem já sobe para 50% e depois de 3 minutos esse número já é mais de 90%.
O especialista afirma que quanto mais tempo fizer de atividade aeróbica, independente de qual for, maior será a queima de gordura.
Na atividade aeróbica, a gordura passa a ser a fonte de energia principal para produzir essa moedinha de energia.
Apenas 1 quilo de glicogênio muscular no corpo consegue ser acumulado.
Por isso que quando você começa a fazer atividade física, você começa a utilizar o carboidrato que está disponível no músculo, porém, por ter um estoque ilimitado de gordura, o jeito mais barato é produzindo ATP via gordura.

Fernando Fonseca
2025-08-14 07:33:46
Count answers
: 21
O treinamento de resistência ajuda a queimar mais calorias, favorecendo a diminuição da gordura abdominal.
Atividades aeróbicas, como corrida, natação e ciclismo, elevam o ritmo cardíaco e aumentam o consumo de oxigênio.
Isso resulta em queima de calorias, contribuindo para a redução geral da gordura corporal, incluindo a abdominal.
O treinamento Intervalado de Alta Intensidade aumenta a taxa metabólica e queima mais calorias em um curto período, promovendo a perda de gordura abdominal.
Uma boa noite de sono também contribui para o funcionamento eficiente do metabolismo, permitindo que o corpo queime calorias de maneira mais eficaz, favorecendo, então, a perda de gordura abdominal.
A caminhada pode ajudar na perda de gordura abdominal, visto que aumenta o gasto calórico, acelera o metabolismo e reduz o estresse.
Também fortalece os músculos abdominais e melhora a saúde geral.
Quando alinhada a uma dieta equilibrada, outros tipos de exercícios e hábitos saudáveis, o seu resultado é mais eficaz.
Caminhar aumenta o metabolismo do corpo e gera um elevado gasto calórico.

Anna Sá
2025-08-03 01:33:15
Count answers
: 18
Atividades aeróbicas, como corrida, natação e ciclismo, elevam o ritmo cardíaco e aumentam o consumo de oxigênio. Isso resulta em queima de calorias, contribuindo para a redução geral da gordura corporal, incluindo a abdominal. Embora a zona de queima de gordura exista, treinos de alta intensidade queimam mais calorias totais, resultando em uma quantidade maior de gordura queimada ao longo do tempo. Treinos Intervalados de Alta Intensidade podem ser mais eficaz, elevando o metabolismo e promovendo a queima de calorias mesmo após o treino. Uma dieta equilibrada, rica em alimentos integrais e calorias adequadas, é essencial para atingir objetivos de queima de gordura. A combinação de treinos de alta intensidade, resistência, nutrição equilibrada e consistência é a fórmula para resultados duradouros.
Read also
- Qual o melhor cardio para queimar?
- Quais cardios queimam mais?
- Qual cardio queima mais academia?
- Qual cardio queima mais abdomen?
- Como posso queimar 2000 calorias por dia?
- Qual a atividade física que mais emagrece?
- Quantos minutos de cardio por dia para perder barriga?
- A esteira seca a barriga?
- Como posso perder 5 kg em uma semana?
- Quantos minutos de cardio para queimar?
- Qual máquina de cardio é mais eficaz para perder barriga?
- Qual cardio queima mais gordura na barriga?
- Como perder 1 kg por semana?