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Como fazer uma avaliação inclusiva?

Ângelo Fonseca
Ângelo Fonseca
2025-06-03 22:02:48
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A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor. O foco da avaliação na Educação Inclusiva é considerar o processo individual de aprendizagem. Deve ir além das características classificatórias, como testes por exemplo. Amplie sua avaliação, conheça o estudante Utilize diversos recursos para conhecer o estudante de forma mais ampliada: O que gosta ou não gosta; O que já realiza com autonomia ou o que precisa de apoio; Como se comunica; Se tem autonomia, iniciativa ou se precisa de apoio ou incentivo; Se já tem conhecimentos prévios do conteúdo que será trabalhado; Planeje os seus objetivos de avaliação Depois de conhecer um pouco mais sobre o estudante, organize seus objetivos de avaliação: O que será avaliado primeiro? Serão avaliados 1,2 ou mais aspectos? Quais os recursos ou estratégias você irá utilizar? Quanto tempo você estima para avaliar estes objetivos? Como será o registro deste processo? Diversifique as atividades e as estratégias de avaliação O processo de avaliação precisa ser amplo e em diferentes momentos, evite utilizar apenas teste padronizados ou atividades escritas. Organize seus registros Organizando a avaliação que busca mapear o processo de ensino-aprendizagem, organizar as formas de registro será fundamental para que possamos ampliar nossa prática que considera o único registro válido de avaliação uma prova, um teste ou alguma produção escrita do estudante.