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Como fazer uma avaliação inclusiva?

Camila Lourenço
Camila Lourenço
2025-06-16 21:16:24
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Para desenvolver uma avaliação inclusiva, o ponto de partida deve ser o próprio estudante. É preciso acompanhá-lo processualmente para conhecer sua trajetória individual e conhecê-lo profundamente para descobrir de que modo é capaz de expressar melhor o conhecimento. A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado, no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno. Os erros são bem-vindos, produções autorais são valorizadas e um mesmo problema suscita a oportunidade de explorar múltiplas respostas. As estratégias de avaliação deveriam ser adaptadas a todos os alunos, e a cada um, no sentido de levar em conta suas especificidades – necessidades, interesses, estilo de aprendizagem, conhecimentos prévios etc. A atribuição de nota emerge justamente dos fenômenos observados no cotidiano da aprendizagem, em contextos que tornam visíveis os novos conhecimentos e as novas execuções. O objetivo central ao se adaptar uma avaliação ou qualquer outra estratégia pedagógica deve ser a equiparação de oportunidades. E para isso é fundamental avaliar cada situação especificamente. O Plano Educacional Individualizado pode se tornar um importante recurso de avaliação para todos os estudantes, com e sem deficiência. Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Não há comparação com o outro. O parâmetro do aluno é ele mesmo. Por isso, o objetivo não é classificar nem selecionar. Provas, testes ou outras estratégias pontuais de avaliação têm menor valor que os processos de aprendizagem, a partir dos quais é possível reconhecer a evolução em relação ao que o educando já sabia ou era capaz de fazer anteriormente. A colaboração do profissional do Atendimento Educacional Especializado nesse processo pode ser determinante, considerando que, segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, esse serviço tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação de barreiras para a plena participação dos alunos, levando em conta suas necessidades específicas. O professor do Atendimento Educacional Especializado deve trabalhar como aliado dos professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a elaboração e definição do processo de avaliação.
Ângelo Fonseca
Ângelo Fonseca
2025-06-03 22:02:48
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A avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor. O foco da avaliação na Educação Inclusiva é considerar o processo individual de aprendizagem. Deve ir além das características classificatórias, como testes por exemplo. Amplie sua avaliação, conheça o estudante Utilize diversos recursos para conhecer o estudante de forma mais ampliada: O que gosta ou não gosta; O que já realiza com autonomia ou o que precisa de apoio; Como se comunica; Se tem autonomia, iniciativa ou se precisa de apoio ou incentivo; Se já tem conhecimentos prévios do conteúdo que será trabalhado; Planeje os seus objetivos de avaliação Depois de conhecer um pouco mais sobre o estudante, organize seus objetivos de avaliação: O que será avaliado primeiro? Serão avaliados 1,2 ou mais aspectos? Quais os recursos ou estratégias você irá utilizar? Quanto tempo você estima para avaliar estes objetivos? Como será o registro deste processo? Diversifique as atividades e as estratégias de avaliação O processo de avaliação precisa ser amplo e em diferentes momentos, evite utilizar apenas teste padronizados ou atividades escritas. Organize seus registros Organizando a avaliação que busca mapear o processo de ensino-aprendizagem, organizar as formas de registro será fundamental para que possamos ampliar nossa prática que considera o único registro válido de avaliação uma prova, um teste ou alguma produção escrita do estudante.