A prática constante também ajuda a reduzir a dor e a rigidez nas articulações. Veja opções de atividade física de baixo impacto e dicas para praticá-las: Caminhada. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade leve a moderada por semana, o que equivale a mais ou menos 20 minutos por dia. Para quem deseja sair do sedentarismo, a caminhada pode ser ideal —dá para incluir na rotina, no caminho até a escola ou o trabalho.
Use calçados apropriados e opte por superfícies macias, como trilhas ou grama, para reduzir o impacto.
A natação é um dos melhores esportes para quem tem problemas nas articulações.
A água suporta o peso corporal, reduz o estresse nas articulações ao mesmo tempo que oferece resistência para fortalecer os músculos.
A hidroginástica traz os mesmos benefícios da natação e pode ser uma opção mais divertida e descontraída.
A terceira opção para quem busca um treino de baixo impacto é o ciclismo, especialmente em bicicletas ergométricas, que fortalecem os músculos das pernas, glúteos e abdômen sem sobrecarregar as articulações.
As aulas de spinning podem ser uma boa forma de começar a prática.
Além de ajudar a melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio, a ioga e o pilates ajudam a reduzir o estresse, promovem uma maior consciência corporal e ajudam no controle da respiração.
Os aparelhos elípticos simulam a corrida, mas com um impacto significativamente menor nas articulações do que a prática no asfalto.
Eles oferecem um bom treino cardiovascular e ajudam a fortalecer os membros inferiores do corpo.
Pessoas com artrite, artrose ou que sofreram operações recentes ainda precisam praticar atividade física, para minimizar o estresse nas articulações e melhorar a flexibilidade e a força muscular.