:

Qual o impacto dos avanços tecnológicos na prática de exercícios físicos do homem atual?

Victória Torres
Victória Torres
2025-06-23 22:06:42
Count answers : 14
0
Quando pensamos no impacto na atividade física, vemos que esses avanços tecnológicos facilitaram o acesso à prática. Porém, inversamente proporcional à isso, vemos que a tecnologia tem causado diminuições significativas nos níveis de atividade física das pessoas. O avanço tecnológico prejudicou grande parte da necessidade de movimentação corporal do ser humano.
Matias Tavares
Matias Tavares
2025-06-15 15:14:43
Count answers : 13
0
Sofá, smartphone e videogame são mais atraentes para eles do que pedalar, bater bola, correr ou surfar. Para Marconi Gomes da Silva, diretor da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, a tecnologia é um recurso ambivalente. Em verdade, tudo se relaciona ao uso que se faz dela. Da mesma maneira que recursos de mídia podem tirar o tempo para a prática de exercícios físicos, esses mesmos recursos podem ser ferramentas para estimulá-los. Existem vários games de realidade aumentada que simulam situações reais que demandam exercícios que chegam a ser de intensidade vigorosa. O Youtube tem diversos programas que auxiliam e orientam essas práticas. O WhatsApp pode reunir grupos de pessoas que podem se motivar para corridas de rua, marcar encontros para trekking ou trocar informações sobre atividade física. A questão que se levanta é que, muitas vezes, nesses ambientes virtuais não conseguimos encontrar a real necessidade em ser fisicamente ativos. O sedentarismo desta nova geração está ligado à tecnologia.
Cláudia Miranda
Cláudia Miranda
2025-06-06 12:15:41
Count answers : 12
0
Dispositivos eletrônicos podem virar aliados à prática de Exercícios Físicos. Por meio dos aplicativos fitness voltados para os smartphones, gratuitos ou pagos, os usuários têm a possibilidade de acompanhar diferentes tipos de exercícios. Aparelhos eletrônicos, ou gadgets, disponíveis hoje no mercado, auxiliam no monitoramento cardíaco, indicam distâncias percorridas, contabilizam a quantidade de passos durante o exercício físico, além de informar o estado de inércia - quando o usuário passa muito tempo parado, convidando-o a movimentar-se. Podem auxiliar as pessoas que querem praticar corrida, caminhada, ciclismo, além de outros esportes. Muitas vezes o modo como estas ferramentas são utilizadas acabam impulsionando situações que podem até mesmo colocar em risco as pessoas que estão envolvidas. É importante lembrar que mesmo com toda tecnologia disponível, é indispensável a orientação do Profissional de Educação Física, capaz de determinar a intensidade do treino para cada pessoa. A boa orientação faz toda diferença!
Enzo Paiva
Enzo Paiva
2025-06-06 09:45:48
Count answers : 15
0
Com as facilidades que a tecnologia apresenta, se exercitar é algo que fica cada vez mais em segundo plano. Mas essa comodidade pode ser prejudicial à saúde e resultar no conhecido sedentarismo. Nosso cérebro gosta de tudo o que dá para ele um prazer imediato e as tecnologias, como compras on-line, dão essa sensação. Ou seja, antes as pessoas saíam de casa para comprar as coisas e nisso se exercitavam, mesmo que minimamente, mas agora isso pode ser feito deitado na cama sem esforço nenhum. Alimentação, descanso e atividade física são os três pontos principais para uma vida ativa. Com o aparecimento de tecnologias cada vez mais acessíveis para a criançada, muitas vezes eles têm preferência por passar o tempo livre em frente às telas, brincando com videogames e navegando pelas redes sociais em vez de praticarem brincadeiras mais dinâmicas que exijam do corpo. Exercícios físicos, brincadeiras e recreação são essenciais para o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social da criança interferindo no seu desenvolvimento integral, além de ajudar a prevenir a obesidade infantil. O ambiente também influencia no comportamento das crianças. Por isso, é fundamental que os pais sejam exemplos e motivem os filhos, além de mostrarem a importância da atividade física para a saúde.