Qual atividade é mais indicada para melhorar a flexibilidade?

Gabriel Cardoso
2025-08-20 21:14:39
Count answers
: 22
Os exercícios de flexibilidade são condicionados para todas as pessoas que desejam melhorar a amplitude articular, ou seja, a maneira como a articulação consegue atingir o seu máximo em relação ao desempenho, tanto nos treinos internos ou externos quanto nas atividades do dia a dia. Em alguns casos, é possível que algumas pessoas tenham a amplitude mais limitada dos movimentos, sendo importante desenvolver alguns treinos para melhorar a falta de mobilidade, por exemplo. Alongar a lombar é uma ótima técnica para melhorar a flexibilidade.
Além disso, os exercícios de flexibilidade, também conhecidos por muitas pessoas pelos treinos de alongamentos, tem como finalidade ajudar a prevenir inúmeras lesões ou cãibras musculares, tanto por vícios posturais quanto dores musculares e até mesmo problemas ortopédicos.
Para realizar esta técnica, você vai precisar sentar no chão. Em seguida, estenda por completo as suas pernas para frente e incline-se para tocar na ponta dos pés. Fique nesta posição por aproximadamente 30 segundos. O objetivo é alongar toda a musculatura e, consequentemente, sentir todos os músculos, como a parte de trás das coxas.
Para realizar este exercício de flexibilidade, será preciso ficar em pé. Em seguida, afaste as pernas conforme a linha dos quadris. Feito isso, apoie-se em algo, pode ser em uma cadeira ou parede. Se você sentir que não precisa de auxílio, pode ficar parado sem se encostar.
Agora é preciso tirar um dos pés do chão e movimentá-lo para frente e para trás, como se fosse uma balança. É importante controlar a respiração, não usar a força e tampouco encostar no solo.
Realize três séries de dez repetições em cada perna.
Dica extra: independente do exercício de flexibilidade escolhido, respeite o seu limite e jamais force demais os membros trabalhados para não se machucar.
Agora que você sabe como fazer alguns exercícios de flexibilidade, que tal colocá-los em prática hoje mesmo? Ah! Busque o acompanhamento de um profissional de educação física, porque além de te ajudar na execução de alguns treinos, ele vai te orientar sobre como melhorar o desempenho nos treinos e prevenir lesões.

Mia Costa
2025-08-08 02:27:51
Count answers
: 25
Ginástica Artística Demonstrações impressionantes fazem desse o esporte que mais exige flexibilidade dos atletas,
Pole Dance Esse esporte que mistura dança e performance com atividade física fortalece o corpo e promove uma amplitude de abertura de braços e pernas,
Artes marciais Artes marciais não significa apenas treinamento de força.
As diversas modalidades inclusas nesse esporte melhoraram a flexibilidade devido a exigência de grande amplitude dos movimentos.
Natação Esporte que exige esforço muscular de todas as partes do corpo, a natação também pode ajudar a melhorar a flexibilidade, principalmente do ombro e quadril.
A água facilita os movimentos, relaxa a musculatura e trabalha a flexibilidade de maneira eficiente e com menos possibilidade de machucados.
Basquete Essa modalidade coletiva é uma das que mais promovem a flexibilidade dos praticantes.
Um jogo exige muitos pulos e o esticar das mãos, por isso recomenda-se bastante alongamento para a prática.

Érica Faria
2025-08-08 01:47:51
Count answers
: 20
Combata o sedentarismo com a prática de exercícios de flexibilidade, mobilidade e fortalecimento, que em conjunto podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
A prática de exercícios de flexibilidade é mais indicada para melhorar a flexibilidade.
Exercícios de Flexibilidade / Alongamentos
Fazer 3 vezes e aguentar durante 30 segundos
1. Inclinar a cabeça para o lado, levando a orelha ao ombro.
Repetir no lado oposto.
2. Esticar o braço contra o peito e manter o ombro longe da orelha.
Depois, colocar a mão no ombro e a outra no cotovelo e esticar o braço para trás.
Repetir com o outro braço.
3. Mão na parede e abrir o peito com o braço esticado.
4. Com os braços para cima, inclinar o tronco para um lado e depois para o outro.
5. Agarrar o pé com o joelho dobrado.
Repetir para a outra perna.
6. Esticar a perna de trás com o calcanhar alinhado e no chão.
7. Esticar uma perna e tentar chegar ao pé com as duas mãos.
8. Borboleta: Pé contra pé, tentar chegar o tronco à frente.
9. Dobrar uma perna sobre a outra e puxar a perna de baixo.
10. Rodar o tronco.
11. Levar os glúteos aos calcanhares.