Quais doenças o Pilates pode prevenir?

Lara Gaspar
2025-08-09 02:42:19
Count answers
: 16
O Pilates pode prevenir doenças como espondilólise e hérnia de disco.
Ele também é capaz de prevenir doenças mentais e neurológicas, além de aliviar sintomas de doenças como Síndrome de Parkinson.
Outras doenças que podem ter seus sintomas amenizados pela prática do Pilates são: efeitos colaterais de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Alzheimer, paralisia cerebral, entre outras.
Além disso, a prática do Pilates pode beneficiar mulheres com endometriose, reduzindo os níveis de estrogênio e aliviando dores musculares.
Entre as doenças reumáticas que podem ser prevenidas ou amenizadas com a prática do Pilates estão: artrite reumatóide, artrose, osteoporose, tendinite, bursite, lúpus, fibromialgia, entre outras.
A prática constante do método ajuda a trabalhar o corpo todo, dando equilíbrio ao corpo e a mente, e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Vanessa Amaral
2025-08-09 01:12:14
Count answers
: 16
O Pilates com molas ajuda na prevenção de patologia das articulações, dando maior estabilidade quando elas estão enfraquecidas por conta de algum problema de saúde, sedentarismo ou até mesmo traumas.
O Pilates vem cada vez mais ajudando na prevenção e na recuperação de muitas pessoas, pois o método trabalha toda a musculatura abdominal, lombar e pélvica.
É também bastante eficaz contra as dores crônicas e contra lesões nos tornozelos e joelhos, já que corrige desequilíbrios musculares.
Os exercícios de baixo impacto no Pilates ajudam a fortalecer todo o corpo e melhoram a sustenção da coluna.

Duarte Fonseca
2025-08-09 00:24:45
Count answers
: 7
Pilates atua na prevenção de doenças e lesões.
O pilates é uma prática muito versátil que possibilita fazer tanto exercícios utilizando apenas o próprio corpo, como também com o auxílio de aparelhos específicos.
A técnica, mais do que ser responsável pelos benefícios que já falamos nesse post (ou nesse, se você for da terceira idade), também pode ser um grande auxiliador na prevenção de doenças.
Adiantamos que o pilates também é um grande aliado na diminuição dos riscos da osteoporose, artrose, quedas nos idosos, perda de mobilidade e diminuição da coordenação e equilíbrio.
Dessa forma, o pilates consegue atuar na prevenção e no auxílio do tratamento de doenças como espondilólise e hérnia de disco.
Por trabalhar a postura, equilíbrio e musculatura, o pilates acaba por amenizar e aliviar os sintomas de doenças como: Parkinson;Alzheimer;Paralisia cerebral;Alguns efeitos colaterais do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Dito isso, faz sentido colocar este exercício como ajuda na prevenção e tratamento da endometriose, já que o estresse é um dos fatores agravamento e gatilho para a doença.
O exercício também reduz os níveis de estrogênio (principal hormônio responsável pelo aumento do endométrio), relaxa a musculatura pélvica, fortalece o sistema imunológico e alivia as dores musculares.
À medida que a prática melhora o nosso condicionamento físico, o pilates também auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Isso acontece devido à diminuição da pressão arterial elevada e do estresse que provoca.

Afonso Domingues
2025-08-08 23:36:30
Count answers
: 17
O pilates é uma das formas de exercício mais completas e benféicas para a saúde e uma ótima maneira de prevenir ou acabar com dores na coluna, musculares, entre muitas outras doenças.
O método conta com diversos exercícios voltados para o fortalecimento músculos das costas responsáveis por manter as vértebras e suas articulações no lugar certo.
Os exercícios aliviam dores e evitam futuros problemas como hérnias de disco, protrusão discal, espondilólise, escoliose, cifose, lordose, entre outros.
Além disso, o pilates também trabalha a respiração — o que aprimora a oxigenação do cérebro, estimulando a formação de novas conexões, diminuindo o estresse e melhorando a concentração e o raciocínio.
Além do bem estar e diminuição do estresse, diminuindo as chances desenvolver ou prevenir males como o transtorno de ansiedade e a depressão, a atividade também oferece melhoras em doenças como Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.
O pilates tem potencial de prevenir fatores de risco cardiometabólicos, já que concilia exercícios posturais e de concentração, com foco na musculatura das costas e abdominal.
Pesquisas demonstraram que o pilates é eficaz em reduzir o volume adiposo intra-abdominal, que pode sobrecarregar órgãos vitais como fígado, pâncreas e músculo esquelético.
O movimento lento e fluido vai ajudar no recrutamento de mais fibras musculares, evitando o movimento errado.
Algumas delas são osteoporose, tendinite, bursite, artrose, artrite, entre outras.