O pilates é bom para adolescentes?

Renato Macedo
2025-08-09 00:46:23
Count answers
: 12
Crianças e adolescentes podem fazer pilates.
Os benefícios do método PILATES são amplamente conhecidos e se estendem às crianças e jovens, garantindo a interação terapêutica pelo profissional de saúde, melhora em saúde física, mental e emocional.
O Pilates tem sido uma modalidade que os pais têm buscado para seus filhos na nossa prática clínica, em especial após a pandemia.
Muitos médicos indicam o pilates pois quando bem aplicado, evitam-se contrações musculares desnecessárias eliminando também tensões e compensações de uma má postura.
Há a ativação do core - músculos estabilizadores do corpo humano, exercícios de flexibilidade e de resistência muscular que protegem a coluna e fornecem o suporte para uma melhor postura.
Além de trabalhar o corpo, o pilates trabalha de forma integrada o corpo e mente, através de exercícios de consciência corporal, respiração, controle e fluidez nos movimentos.
Este tipo de exercício requer concentração, controle da respiração e da mente, o que habilita o controle das emoções e do humor.
Pesquisas mostram que essas substâncias neuroquímicas são liberadas ao se praticar o pilates.
A ciência comprova que o aumento dessas duas substâncias, endorfina e serotonina, reduz o domínio da raiva e melhora o vigor físico e mental, reduzindo sintomas depressivos.
Vale destacar que a prática do pilates aumenta o vínculo dos adolescentes e jovens com profissionais da saúde que compreendem a necessidade terapêutica do acolhimento.
Está comprovado cientificamente que essa atenção terapêutica e vínculo de confiança pode reduzir sintomas como estresse, depressão e ansiedade.

Carlota Nunes
2025-08-08 22:12:30
Count answers
: 22
Já pensou em pilates?
Pilates para crianças e adolescentes
Consciência corporal: aumento da percepção do próprio corpo, melhora da noção espacial, conhecimento de seus limites e do limite dos outros à sua volta.
Ideal também para crianças e adolescentes em fase de crescimento, para um melhor reconhecimento das mudanças na estrutura corporal.
Muitos casos de escoliose idiopática começam na adolescência e podem ser evitados com o pilates.
Prevenção é o melhor remédio!
O pilates trabalha a respiração de forma profunda e sincronizada, melhorando a qualidade da mesma no dia-a-dia, durante os esforços e até durante o sono, devido ao aumento da capacidade pulmonar e de troca gasosa promovida.
A concentração necessária para a execução dos exercícios pode melhorar o desempenho escolar da criança.
Em casos de déficit de atenção e hiperatividade, o pPilates pode ser uma ótima ferramenta.
O pilates desenvolve esta habilidade motora, melhorando o equilíbrio e as respostas musculares frente aos desequilíbrios gerados no dia-a-dia.
Ao iniciar cedo uma atividade que gosta, de forma lúdica e recreativa, a criança desenvolve desde pequena o gosto pelo exercício físico e pelos esportes, e tem uma motivação a mais para aderir aos hábitos alimentares saudáveis, diminuindo risco de obesidade e sedentarismo.
O pilates para crianças pode ser realizado de forma individual, porém as duplas ou grupos são mais indicados, pois promovem uma maior interação social, além de trabalhar questões como senso de equipe, solidariedade e respeito pelos limites e conquistas do outro.

Martim Sá
2025-08-08 20:43:27
Count answers
: 19
É comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações.
É aí que entra o Pilates, os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente.
O método Pilates pode ser utilizado nessa fase da vida, pois confere inúmeros benefícios aos praticantes.
Os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente, com Pilates, é possível perceber os movimentos e sua postura incorreta no dia a dia, trabalhando a consciência corporal e, automaticamente, corrigindo sua posição.
O método ajuda a preparar o jovem para os desafios da idade, com equilíbrio, disposição e menos dores.
Sem contar que a atividade física é ótima para a autoestima e autoconfiança.
Os principais benefícios do Pilates neste caso: – Desenvolvimento da consciência corporal – Equilíbrio e boa postura – Maior concentração e controle – Redução do estresse físico e mental – Desenvolvimento da coordenação motora – Aumento do bem estar e energia – Melhor rendimento em atividades escolares.