Quando é recomendado Pilates?
Isabela Oliveira
2025-09-26 06:03:57
Count answers
: 11
Pilates é um dos exercícios mais recomendados para homens e mulheres na maturidade. Isso porque a atividade, mesmo com exercícios de baixo impacto, melhora o tônus e fortalece os músculos, o que favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Na maturidade – ou seja, mais ou menos a partir dos 45 anos –, o exercício deve priorizar a preservação dos tecidos e músculos. Além disso, sobretudo entre as mulheres, o avançar da idade também aumenta o risco de problemas cardíacos, diabetes, osteoporose, artrose e câncer, entre outras doenças. A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, pode reverter, evitar ou amenizar essas condições. E nunca é tarde para iniciar: de acordo com pesquisa publicada em 2019 na revista científica Jama, pessoas que começam a se exercitar na meia-idade têm o risco de mortalidade reduzido nos mesmos níveis daquelas que se exercitam desde a adolescência. Se está chegando aos 50 anos ou já passou dessa idade, confira alguns benefícios que o Pilates proporciona na maturidade. A prática de atividade física é importante em todas as fases da vida – e cada uma tem suas particularidades. Conforme destacamos em artigo anterior, é comum pessoas a partir dos 40 anos desenvolverem sarcopenia, que é a perda muscular associada ao envelhecimento.
Sebastião Tavares
2025-09-20 20:56:03
Count answers
: 25
Diversos estudos mostram benefícios do pilates para a saúde, que vão desde melhorar a resistência e flexibilidade muscular, reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão. O Pilates está associado a inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Confira abaixo os principais:
Melhora a força do core;
Aumenta a resistência física;
Tonifica os músculos;
Melhora a flexibilidade ;
Reduz a dor crônica;
Diminui a ansiedade e a depressão;
Melhora a postura;
Ajuda a prevenir lesões;
Aumenta os níveis de energia;
Reduz o estresse;
Aumenta a consciência corporal;
Aumenta a imunidade;
Melhora o equilíbrio;
Melhora a qualidade do sono;
Promove o bem-estar;
Ajuda no controle de peso;
Promove o relaxamento.
Pilates é um método de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates, que tem se tornado cada vez mais popular por seus benefícios físicos e mentais.
A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core — região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência.
Os benefícios do pilates podem ser obtidos com uma a duas vezes por semana de aula, mas especialistas em exercícios concordam que o ideal é praticá-lo três vezes por semana.
Joseph Pilates, criador da modalidade, declarou: — Em 10 sessões, você se sente melhor, 20 sessões você fica melhor, 30 sessões você tem um corpo completamente novo.
Uma revisão sistemática mais antiga de estudos sobre os efeitos do Pilates na composição corporal, publicada no Journal of Bodywork and Movement Therapies, mostrou que demora 4 semanas para a prática promover mudanças na composição corporal.
Mas, em geral, especialistas afirmam que leva de 3 a 6 semanas, a depender da quantidade de sessões por semana.
Fazer Pilates em qualquer hora do dia está associado a benefícios para quem começa a praticar cedo.
Mas eles podem variar ao longo do dia, Por exemplo, pela manhã, há menos flexibilidade e o corpo pode demorar um pouco mais para entrar no ritmo.
No entanto, fazer exercícios logo cedo ajuda a queimar mais calorias ao longo dia.
Por outro lado, fazer Pilates à tarde e a noite é mais fácil porque os músculos estão mais soltos e a força física também é maior nesse período.
Além disso, a atividade pode ajudar a acalmar após um dia estressante de trabalho.
O pilates inclui uma ampla gama de ofertas, desde pequenos estúdios particulares com instrução individual e franquias nacionais de pilates, até aulas virtuais baseadas em aplicativos e aulas coletivas de "pilates com bola" ou "sem aparelho" em academias.
Em geral, quanto mais individualizado, maior o valor.
Tatiana Lourenço
2025-09-14 23:33:01
Count answers
: 21
Sim, estes são sinais de que você pode estar necessitado de praticar Pilates:
Se a intenção do indivíduo é apenas fazer um treinamento para condicionamento físico, ou se o objetivo é promover reabilitação musculoesquelética, por exemplo, o Pilates pode ajudar.
O Pilates pode ser praticado de atletas àquele indivíduo que pretende apenas sair do sedentarismo.
Na grande maioria dos casos, o Pilates é um excelente aliado das pessoas que sofrem como lombalgia.
O Pilates apresenta um importante diferencial, quando o assunto é combate ao estresse e à ansiedade, porque trabalha, simultaneamente, corpo, mente e espírito.
O corpo humano é como uma engrenagem que precisa ser lubrificada para funcionar perfeitamente.
A boa notícia é que o Pilates ajuda no desenvolvimento de todas as habilidades humanas que guardam relação com a eficiência do movimento.
Se a sua saúde está em dia, mas, ainda assim, você sente cansaço na realização de esforços pequenos, esse é um indício de que falta em sua vida a prática regular de atividade física.
O sedentarismo é um problema de saúde pública, capaz de causar doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e cardiopatias.
Um dos méritos do Pilates está em coordenar todos os seus exercícios com o ritmo respiratório, ajudando a melhorar a capacidade pulmonar do indivíduo.
Com a prática regular do método, o indivíduo melhora o seu condicionamento físico e, por consequência, passa a realizar os esforços diários com mais tranquilidade e sem cansar.
Márcio Carvalho
2025-09-05 01:59:18
Count answers
: 21
O Pilates é indicado para pessoas que possuem problemas de postura, que não conseguem corrigir ou que sofrem de dores na coluna pelos maus hábitos.
Pessoas que querem perder peso de forma saudável e gradual e que buscam uma atividade recorrente e prazerosa, que não exige muito esforço exagerado na parte aeróbica.
Quem deseja começar uma atividade, é sedentário e quer iniciar aos poucos.
Outro grupo para quem o Pilates é indicado são as pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e estresse exacerbado.
Atletas e pessoas que já praticam exercícios pesados podem se beneficiar muito do Pilates para aumento da força muscular como um todo.
Bailarinos e dançarinos também são ótimos candidatos à prática, que foi originalmente criada para eles.
Vanessa Cruz
2025-08-27 20:43:37
Count answers
: 16
O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas.
O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.
Pessoas com Hérnia de disco e problemas de coluna podem praticar o método, que busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral.
Gestantes que já praticavam exercícios físicos podem fazer aula de Pilates desde que tenham passado pelo primeiro trimestre a gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade.
O pilates traz inúmeros benefícios para a terceira idade, tais como alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse.
O Pilates também é indicado para sedentários, para reverter o quadro de inatividade física e evitar lesões.
Além disso, é adequado para reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs, Parkinson, distrofias musculares, entre outras.
Também é indicado para desportistas, a fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos contribuindo para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo.
Por fim, o Pilates pode ser praticado por crianças, desde que seja priorizado exercícios de coordenação motora, equilíbrio e alongamento, ajudando em vários desvios posturais e também na má postura infantil.
Emanuel Maia
2025-08-21 23:45:23
Count answers
: 23
Caso você queira aprimorar a respiração, melhorar a postura e a coordenação motora, o exercício pode ser feito apenas uma vez por semana. Essa frequência, entretanto, não é recomendada se você pretende alterar a sua composição corporal, como a redução de peso ou o ganho de massa muscular.
Mas vá em frente para fazer pilates uma vez por semana caso você queira somente educar a postura e fortalecer a coluna.
Se você quer fortalecer o seu corpo e estimular a elasticidade, a frequência de duas vezes por semana pode ser ideal para você.
É possível, sim, ter uma rotina diária de pilates.
Você pode investir em uma prática intensa, para ter um ótimo condicionamento físico.
O pilates pode ser feito para evitar o sedentarismo, e você pode fazer isso aumentando o ritmo dos exercícios para todos os dias.
Dessa maneira, o pilates vai trazer inúmeros benefícios para a sua vida, como o aumento à resistência física e mental, o fortalecimento de órgãos internos, o aperfeiçoamento da coordenação motora e a prevenção de doenças como a osteoporose.
Para obter o melhor do pilates, o ideal é suplementá-lo com outros exercícios.
Se você escolher não se exercitar com pilates todos os dias, pode alternar com outros exercícios.
Tente combinar o método com exercício aeróbico ou com a musculação, para enfatizar a melhora na consciência corporal e no fortalecimento da musculatura.
A combinação também pode ser feita para melhorar a capacidade respiratória, corrigir desvios na coluna e proporcionar um maior gasto calórico.
O pilates é bom para o corpo e para a mente.
Então, a sua prática diária proporciona alívio ao estresse, pois trabalha vários músculos do corpo.
Além disso, procure bons instrutores para auxiliá-lo de acordo com as especificidades do seu corpo e das suas expectativas.
Cada praticante tem um objetivo específico e é importante que as atividades sejam supervisionadas por um fisioterapeuta ou educador físico que dará as instruções e fará as correções necessárias.
A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro.
Madalena Abreu
2025-08-11 08:32:32
Count answers
: 16
Pacientes com desvios posturais, dores constantes e desequilíbrios musculares são aconselhados a dar início à prática de Pilates.
O Pilates é indicado para todas as pessoas que quiserem promover o alinhamento postural, prevenir problemas musculoesqueléticos e praticar um tipo de atividade física de baixo impacto.
O Pilates é recomendado tanto para pacientes que precisam combater dores quanto para pessoas que querem se prevenir e ter mais qualidade de vida.
Quem sofre com encurtamento e sente que é pouco flexível precisa experimentar o Pilates, já que o método promove a melhora da flexibilidade muscular e da mobilidade das articulações.
O Pilates pode ajudar muito a aliviar dores nas costas, já que tem como base o alongamento, o ganho de mobilidade e o fortalecimento dos músculos.
De toda forma, é importante consultar um especialista para ter a certeza de que o seu tipo de dor nas costas pode ser melhorado com o Pilates.
O método traz diversos benefícios, mas é fundamental passar pela avaliação de um fisioterapeuta para alinhar todas as necessidades e limitações do seu corpo.
Read also
- O pilates é bom para adolescentes?
- Qual a idade mínima para fazer pilates?
- O Pilates ajuda no crescimento?
- Quais doenças o Pilates pode prevenir?
- Para qual tipo de pessoas e idades o pilates é indicado?
- Pode fazer pilates com 11 anos?
- Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?
- O Pilates pode ajudar no crescimento?
- É possível definir o corpo com Pilates?
- O que é Pilates dinâmico?
- Quais são os 3 princípios do Pilates?