Quais exercícios fazer com 13 anos?

Mara Figueiredo
2025-08-25 11:05:25
Count answers
: 15
A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade.
Não há nenhuma contraindicação em relação aos tipos de exercícios, que podem utilizar pesos livres, fixos ou o próprio peso da criança.
Isso vai variar de acordo com os objetivos do treinamento.
A SBP, no entanto, indica que, durante a fase de crescimento, não se deve permitir exercícios que visam o ganho de força pura.
O número de repetições deve ser de uma a, no máximo, três.
A musculação tende a ajudar no aumento de força muscular, reduz o risco de fraturas, melhorando a resistência dos ossos.
Além disso, estimula a produção do hormônio do crescimento e testosterona; e aperfeiçoa habilidades motoras, cognitivas e neurais.
A família deve estar sempre de olho no ganho acelerado de massa.
O correto é realizar uma avaliação prévia com nutricionista e ajustar o programa alimentar habitual de forma a fornecer os nutrientes necessários para esta nova exigência metabólica do praticante.
A nutrição balanceada e a boa hidratação são fundamentais para a realização de atividades físicas em qualquer idade.

Telmo Fernandes
2025-08-22 01:19:49
Count answers
: 11
Peitoral – os melhores exercícios de peitoral para adolescentes são: supino reto, supino inclinado, afundo de peito, supino com halteres, supino inclinado com halteres e flyes.
Costas – os melhores exercícios de costas para adolescentes são: levantamento terra, remada com barra, remada com halteres, pull up e puxada frente.
Ombros – os melhores exercícios de ombros para adolescentes são: desenvolvimento militar, desenvolvimento sentado com barra, desenvolvimento sentado com halteres, arnold press, elevação lateral, crucifixo inclinado com halteres.
Quadríceps – os melhores exercícios de quadríceps para adolescentes são: agachamento, leg press, avanço, agachamento búlgaro, agachamentos sumô.
Isquiotibiais – os melhores exercícios para isquiotibiais para adolescentes são: levantamento terra, good morning, flexão de perna.
Tríceps – os melhores exercícios para tríceps para adolescentes são: supino fechado, mergulho no banco, extensões de tríceps, rosca testa.
Bíceps – os melhores exercícios para bíceps para adolescentes são: chin ups, rosca direta com halteres, rosca martelo, rosca direta na barra W.
Trapézio – os melhores exercícios para trapézio para adolescentes são: remada alta, encolhimento com barra, encolhimento com halteres.
Ter ao seu lado um treinador ou profissional de educação física preparado para dar exercícios de musculação na adolescência é essencial.
Portanto, não deixe de tomar os cuidados e praticar apenas os exercícios de musculação na adolescência que foram recomendados pelo treinador ou profissional de educação física.

Ricardo Pinto
2025-08-09 03:51:24
Count answers
: 16
Diversos exercícios físicos podem ser praticados por adolescentes, listamos alguns para você mostrar para o seu filho, como natação, corrida, artes marciais e lutas, esportes, danças e musculação.
A natação traz benefícios para adolescentes, como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência.
Danças ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal.
Veja alguns exercícios físicos que são recomendados aos mais jovens: Peitoral, Costas, Ombros, Quadríceps, Isquiotibiais, Tríceps, Bíceps, Trapézio.
A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade.
O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.

Gaspar Vieira
2025-08-09 03:44:06
Count answers
: 19
Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa;
Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta;
Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana.
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos.
Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade.
É fundamental destacar que a nutrição adequada é um fator primordial nos exercícios físicos dos jovens.
As vantagens da atividade física podem ser maximizadas quando combinado com uma dieta balanceada, diz o educador físico.
Boa alimentação, hidratação, descanso e supervisão adequada garantem bons resultados e segurança durante o exercício ou esportes, principalmente para crianças e adolescentes.