O que uma adolescente de 14 anos pode fazer na academia?

Isabela Carneiro
2025-08-25 17:12:33
Count answers
: 18
Adolescentes podem fazer musculação com acompanhamento médico para uma prática saudável e segura, segundo especialistas.
Um deles é a testosterona, principal aliada da hipertrofia.
Portanto, nessa faixa etária, o uso de aparelhos com alta carga de pesos com o objetivo de ganho de massa muscular não é recomendado.
Afinal, além de não melhorar esteticamente, pode haver dano ao esqueleto que ainda não está maduro suficiente para suportar as cargas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde e seguindo as especificidades de cada criança e adolescente, são recomendados 60 minutos de atividade física por dia.
Embora grande parte das academias estabeleça um limite por idade, o critério a ser utilizado é o estágio de desenvolvimento puberal.
Quando os jovens atingem a formação dos caracteres sexuais e crescimento ósseo completos, então podem praticar exercícios com mais força.

Joaquim Assunção
2025-08-17 13:48:03
Count answers
: 26
Crianças e adolescentes também podem fazer musculação, mas a avaliação médica e a supervisão de um profissional capacitado são imprescindíveis.
A musculação na infância e adolescência não é contraindicada, porém, assim como no caso dos adultos, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional.
A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade.
Não há nenhuma contraindicação em relação aos tipos de exercícios, que podem utilizar pesos livres, fixos ou o próprio peso da criança.
A SBP, no entanto, indica que, durante a fase de crescimento, não se deve permitir exercícios que visam o ganho de força pura.
O número de repetições deve ser de uma a, no máximo, três.
Seguindo essas precauções, a musculação tende a ajudar no aumento de força muscular (mesmo que sem hipertrofia, já que os níveis de testosterona de crianças ainda são baixos).
Também reduz o risco de fraturas, melhorando a resistência dos ossos.
Além disso, estimula a produção do hormônio do crescimento e testosterona; e aperfeiçoa habilidades motoras, cognitivas e neurais.
Os riscos, assim como no caso dos adultos, estão justamente na realização dos exercícios sem supervisão especializada.
Em geral, o treinamento envolve cargas de 40% a 50% da força máxima da criança ou adolescente.

Wilson Campos
2025-08-09 03:58:50
Count answers
: 22
Uma adolescente de 14 anos pode praticar natação, que traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
As lutas e artes marciais ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência.
Adolescentes adoram praticar aulas de dança, pois elas ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, porém, não existe comprovação científica de que a prática seja prejudicial aos jovens.
O ideal é que os exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um personal trainer.
Veja alguns exercícios físicos que são recomendados aos mais jovens, como supino reto, supino inclinado, supino com halteres, agachamento, leg press, entre outros.
A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade.
O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.