Qual idade a criança pode começar a malhar?

Eva Fonseca
2025-08-10 08:44:06
Count answers
: 16
A partir do momento em que completam um ano e até aos cinco, está estabelecido que as crianças devem praticar meia hora de exercício físico dirigido e que devem estar, no total, três horas do dia a mexerem-se.
Basta estar com a criança a correr para a frente e para trás.
Por outro lado, a partir dos 3 anos, já são recomendadas outras atividades, como dança, mais especificamente, ballet.
Fazer caminhadas, apostar em jogos tradicionais ou simplesmente levar o cão à rua com os pais para passear, também é uma forma simples de responder a esta necessidade.
A partir dos 6 anos, abre-se o leque das atividades.
A partir desta idade, Ana Tavares explica que os miúdos devem praticar uma hora de exercício diário, sendo que três vezes por semana este deve ser de componente aeróbica e outras três vezes de reforço muscular.
Relativamente aos treinos em ginásio, a pediatra considera que estes devem começar, preferencialmente, a partir da adolescência, no caso das meninas, a partir dos 14 anos, e dos meninos, a partir dos 16, por correrem menos risco e serem quase adultos.

Isaac Barbosa
2025-08-10 04:15:39
Count answers
: 28
A partir do sexto ano de vida da criança em espaços escolares e até mesmo em ginásios e clubes, existem as atividades extracurriculares promovidas.
As crianças podem ser aceites em ginásios e health clubs a partir dos 12 anos de idade, para tal é necessário o encarregado de educação faça um pedido escrito à direção do espaço.
O treino nestes espaços tem de ser devidamente acompanhado e vigiado, desta forma na maior parte dos casos, os treinos são personalizados e acompanhados por um personal trainer, com um trabalho cardiovascular e de aprendizagem motora.
Nesta fase, o crescimento e fortalecimento muscular é dado sobretudo através de exercícios compostos e calisténicos adaptados à faixa etária, onde a criança aprende a conhecer o seu corpo e as suas destrezas.
Caso haja interesse da criança, e a devida supervisão de um profissional, esta pode utilizar máquinas de musculação, tendo sempre em conta as cargas em que nela trabalha.
Nesta fase, é aconselhável também que os treinos incluam exercícios de destreza e coordenação motora.