Alongamentos antes dos exercícios Se você irá fazer um exercício que não envolve grande quantidade de movimentos, como correr por alguns quilômetros em um ritmo relativamente constante, você não precisa fazer alongamentos antes, de acordo com David Behm, professor de Ciência Esportiva na Memorial University of Newfoundland, no Canada.
Há diferentes tipos de alongamentos, mas, nesse caso, estamos falando de alongamento estático, onde você fica parado em uma posição para alongar um músculo.
Com isso, um simples aquecimento com movimentos dinâmicos, como estocadas, agachamentos, chutes e joelhos altos, já preparará adequadamente seu corpo.
Muitas pessoas se alongam antes de se exercitar para reduzir o risco de lesões, mas também há muitas evidências conflitantes sobre esse assunto, de acordo com Behm.
Para Eduardo De Souza, professor de Ciências da Saúde e Desempenho Humano da Universidade de Tampa, a preparação ideal para o exercício ocorre em duas etapas.
Primeiro, você deve aumentar a temperatura corporal com um aquecimento, corrida leve, pular corda ou ciclismo leve, por exemplo.
Alongamentos depois dos exercícios Muitas pessoas se alongam após um treino porque acham que isso ajudará na recuperação e minimizará a dor, segundo Behm.
— Mas A literatura é muito confusa sobre isso.
Quando se trata de alongamento após levantar pesos para prevenir dores musculares, houve estudos que mostraram um benefício positivo e estudos que não mostraram nenhum benefício — argumenta.
Da mesma forma, em uma revisão de 2021, os pesquisadores não encontraram evidências de que o alongamento estático após um treino acelerasse a recuperação (ou fosse útil).
Dito isso, Smith não viu nenhuma evidência de que o alongamento como parte de um relaxamento após um treino seja prejudicial.
— Depois de um treino, você deve fazer um resfriamento adequado, e o alongamento é uma maneira de fazer isso.
O alongamento também pode ajudar a soltar os músculos tensos.
Mas tenha cuidado, pois um músculo lesionado ou fraco é frequentemente um músculo tenso.
Se um músculo estiver tenso e dolorido, isso é um sinal de que pode estar lesionado, então você deve consultar um médico antes de começar a alongá-lo — alerta Smith.