:

Qual o melhor desporto para crianças hiperativas?

Andreia Cunha
Andreia Cunha
2025-09-22 20:19:50
Count answers : 17
0
Desportos como a natação, Wrestling, Atletismo de pista, Ski e Snowboarding são alguns desportos em que a PHDA se pode apresentar como uma vantagem desportiva. Os jovens com PHDA têm a sua memória implícita preservada e sendo esta a envolvida na prática desportiva, conseguem ser mais bem sucedidos no desporto do que nas atividades escolares que fazem maior uso da memória explicita. A Impulsividade- quando é necessário uma maior velocidade de movimentos e tomada de decisão- o Hiperfoco – bloqueiam as distrações durante o treino e a competição – e a Procura de Novidade- associada a atletas de elite em alguns desportos, concorrem positivamente para o sucesso em alguns desportos. A prática desportiva é também um bom apoio na intervenção multimodal da PHDA, para todos. Combinada com outras abordagens – medicação, psicologia, terapias – o desporto exerce um efeito positivo nestes jovens. O jovem apenas tem que perceber como é que a sua condição interfere com o desporto que pretende praticar e ver qual a intervenção terapêutica que resulta melhor no seu caso pessoal. O que é mais apropriado para uns desportistas, pode não o ser para outros.
Alícia Carneiro
Alícia Carneiro
2025-09-17 10:35:53
Count answers : 18
0
A natação ou o ciclismo são alguns dos esportes mais adequados para esses meninos e meninas, mas neste artigo recomendamos mais alguns. 1. Natação: A natação é o esporte que mais se recomenda para um menino ou menina com TDAH porque lhe permite queimar parte da sua energia e cultivar um interesse que poderá manter num futuro, quando for adulto. 2. Futebol: O futebol é um dos esportes mais indicados para as crianças com TDAH, mas devido aos seus problemas de atenção podem perder o interesse rapidamente e se distrair no momento menos adequado. 3. Andar de bicicleta: Depois de um longo dia na escola não existe nada melhor para uma criança com TDAH do que sair para dar um passeio de bicicleta com seus amigos. 4. Judô e Taekwondo: Essas duas artes marciais são outros dois esportes que as crianças com TDAH gostam muito devido a disciplina que requeiram para manter a atenção e a organização necessária para praticá-los. 5. Atletismo, ginástica e dança: Esses tipos de esportes permitem melhorar a coordenação e habilidades sociais dos meninos e das meninas com TDAH. Recordemos que o objetivo é que as crianças tenham bons momentos e não convertê-los em excelentes atletas.
Marco Castro
Marco Castro
2025-09-06 21:48:07
Count answers : 22
0
As crianças desafiadoras da autoridade necessitam de adquirir disciplina e noção dos limites. Artes marciais como o judo e a capoeira, que se baseiam no princípio da não violência e no equilíbrio entre o corpo e mente, ajudam estas crianças a desenvolver a capacidade de autocontrolo, com redução da agressividade. Em contraste, os desportos coletivos como o futebol, hóquei ou râguebi, que implicam combate e oposição, confronto com os outros, podem exacerbar o espírito de competição das crianças. Mas, por outro lado, ajudam a trabalhar em equipa, a aprender a respeitar os adversários e a desenvolver as regras, melhorando a compreensão e o respeito para com os outros. Os desportos coletivos são os mais indicados, uma vez que promovem o relacionamento entre os colegas. Numa equipa, todos participam, ouvem e são ouvidos, logo a sua opinião e desempenho serão valorizados, tornando-os mais confiantes e motivados. Incialmente, o ideal é optar pelos desportos básicos, como natação, dança e ginástica, desportos ditos "completos" que têm vantagens no desenvolvimento psicomotor da criança. Trabalham a flexibilidade, resistência e coordenação motora, contribuindo para uma postura corporal adequada. Poderão assim servir de base para desportos mais específicos no futuro. A prática de exercício físico traz inúmeros benefícios ao desenvolvimentos dos mais pequenos e, por isso, deve fazer parte da sua rotina.
Mia Torres
Mia Torres
2025-09-06 17:28:11
Count answers : 25
0
Atividades físicas fazem bem para a saúde de qualquer pessoa, seja ela, criança, adulta ou idosa. Dentre alguns de seus benefícios estão melhorar o condicionamento físico, a taxa de gordura no corpo, o psicológico, proporcionar mais energia após a prática de exercícios. A prática de Atividade Física pode ajudar as Crianças com TDAH e qual a sua Importância e os seus benefícios. A Atividade Física também é uma forma válida para auxiliar no tratamento de pessoas com TDAH, já que, de acordo com estudos, ela é uma importante aliada para a melhoria tanto da concentração quanto da função cognitiva da criança. Isso acontece, porque quando os pequenos ou qualquer pessoa se exercitam, acabam liberando dopamina e serotonina, que possuem um efeito semelhante aos medicamentos estimulantes ingeridos durante o tratamento. Andar de Bicicleta: oferece uma sensação de liberdade, mostra que são capazes de superar as frustrações diárias, ajuda no equilíbrio e na concentração, e ainda acabam conhecendo lugares e pessoas novas ao saírem para pedalar. Atletismo, ginástica e dança: proporcionam uma melhora na coordenação e na habilidade de socialização. Futebol: por mais que seja popular e indicado, ao jogar, os pequenos podem sofrer resistência por parte do restante dos colegas, podem não ter coordenação e a concentração necessária. Natação: é um esporte que permite uma queima de energia e instiga maior interesse pela vida.