O que é pilates clínico?

Inês Pereira
2025-09-13 20:39:40
Count answers
: 18
O Pilates Clínico corrige posturas erradas; alivia dores de costas; fortalece os músculos estabilizadores da coluna; melhora o alinhamento corporal e equilíbrio.
Este método que incorpora o alongamento e exercício físico numa só atividade baseia-se na anatomia humana e tem como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco e tratar ou prevenir possíveis lesões.
O Pilates clínico é uma forma de praticar exercício físico sob orientação terapêutica.
Preocupa-se em fazer com que a pessoa que o pratica se torne mais consciente da sua postura corporal, melhore o seu equilíbrio, força e fluidez de movimento.
Pilates clínico Exercício orientado para tratamento de condições específicas ou disfunções.
Há inicialmente um trabalho prévio de estabilidade da coluna.
Avaliação detalhada do indivíduo com determinada condição ou patologia e posterior adaptação do exercício.
Desdobrados e modificados para aplicação em indivíduos com determinadas condições específicas ou com disfunção.
Exercícios desdobrados na identificação e correção de maus hábitos posturais e desequilíbrios musculares, usando nestas situações, exercícios específicos e adequados às necessidades de cada praticante.

Mariana Ramos
2025-09-13 20:24:07
Count answers
: 21
O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico utilizado pelos Fisioterapeutas, com o objetivo de auxiliar na reabilitação e prevenção de lesões.
É uma actividade baseada no Pilates Fitness ou Tradicional, que assenta em 8 princípios básicos: a respiração, a concentração, o alinhamento corporal, a centralização, o controlo motor, a fluidez de movimentos, o isolamento integrado e a endurance.
Todas as pessoas podem praticar Pilates clínico, e na Fisioterapia Lisboa as sessões são individuais e podem ser especialmente indicadas a quem apresente alterações posturais, problemas cervicais, dorsais, lombares e de equilíbrio/coordenação.
As sessões de Pilates Clínico têm a duração de 50 minutos e são acompanhadas em exclusivo por um Fisioterapeuta com formação específica na área.
A frequência, objetivos e os exercícios são adequados diariamente e com reavaliações constantes, a cada paciente.
Pilates Clínico quando praticado regularmente, sem a ocorrência de compensações e com uma progressão adequada, oferece inúmeros benefícios, tais como: Prevenção e reeducação da biomecânica corporal, através de movimentos globais e ergonómicos;
Desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia e da economia nos gestos, nas posturas e na execução dos movimentos;
Reeducação dos músculos estabilizadores da região lombar e cervical;
Alívio da dor articular e muscular;
Correção postural;
Aumento da força e resistência muscular;
Aumento da flexibilidade;
Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões;
Diminuição do stress;
Melhoria de toda a capacidade funcional e da execução das atividades da vida diária;
Melhoria do estado de saúde e bem-estar geral.

Tomás Teixeira
2025-09-13 19:01:36
Count answers
: 24
O Pilates Clínico aplica-se em contextos clínicos, com especial destaque na reabilitação.
As principais diferenças em relação ao Pilates tradicional incluem:
Objetivo: O Pilates Clínico é direcionado para a prevenção e reabilitação de lesões músculo-esqueléticas e para o tratamento de condições de saúde específicas.
Acompanhamento: Enquanto o Pilates tradicional pode ser realizado autonomamente ou com o apoio de profissionais certificados, o Pilates Clínico exige o acompanhamento de profissionais de saúde especializados, como fisioterapeutas, que garantem uma abordagem segura e adequada.
Personalização: Este tipo de Pilates não segue um plano de exercícios "universal".
Para além dos benefícios amplamente associados à prática da sua forma “tradicional”, o Pilates Clínico oferece vantagens específicas relacionadas com a reabilitação física.

Neuza Azevedo
2025-09-13 17:56:20
Count answers
: 19
O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas, tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente.
Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física.
Pode ser aplicado individualmente ou em grupo, tendo em vista o problema individual de cada pessoa.
Estes exercícios têm como princípios a manutenção da estabilidade da coluna (centro); um correto alinhamento corporal coordenado com a respiração; a precisão, o controlo e a fluidez de movimentos; e a concentração, de modo a desenvolver a consciência corporal.
A todas as pessoas que desejem praticar uma actividade física sem prejudicar a sua saúde.
Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.