:

Quais doenças o Pilates trata?

Débora Pinheiro
Débora Pinheiro
2025-09-26 01:43:41
Count answers : 17
0
O pilates pode ser utilizado como complementação da reabilitação de joelho, ombros, coluna, quadril, tratamento das lombalgias e diversas outras patologias musculoesqueléticas. O método também atua na melhora da mobilidade e nas limitações físicas causadas por doenças degenerativas como artrose e artrite. Além disso, também beneficiam na reabilitação neurológica. A região dos ombros pode ser acometida por patologias como: Artrose, Bursite, Tendinite, dentre outras. A coluna é umas das regiões, que apresenta as patologias mais comuns e causa de dores e desconforto de várias pessoas. Outra parte fundamental para sustentação e mobilidade do corpo são os joelhos. Em virtude da movimentação constante, fatores de idade, excessos durante atividades esportivas, dentre outros fatores podem levar a lesões nessa área. A partir de exercícios, que trabalham diretamente com a musculatura abdominal agindo nos principais músculos estabilizadores, primordiais para a estabilização das lombalgias.
Raquel Martins
Raquel Martins
2025-09-26 01:36:46
Count answers : 24
0
O Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para os fisioterapeutas que o aplicam, apresentando diversos benefícios e poucas contraindicações, sendo que a maioria das mesmas não impede a aplicação do método, apenas exige algumas alterações e cuidados, enfatizando que o método seja individualizado. A técnica de Pilates apresenta diversas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que procuram alguma atividade física como forma de prevenção de doenças ou por indivíduos que apresentem algum tipo de patologia e em que a reabilitação é necessária, como em casos de doenças neurológicas, dores crónicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral. Com o passar dos anos, novos estudos foram realizados e observou-se que, além de condicionamento físico, o método Pilates poderia ser aplicado, também, para: Tratamento de patologias do sistema musculoesquelético; Reabilitação de patologias neurológicas (como o Parkinson e a fibromialgia), por exemplo, no sentindo de reduzir riscos de quedas e melhorar a qualidade de vida em idosos. O Pilates Clínico é um importante recurso terapêutico utilizado por fisioterapeutas na reabilitação e prevenção de lesões dos seus pacientes. O Pilates Clínico oferece inúmeros benefícios, tais como: Prevenção e reeducação da biomecânica corporal, através de movimentos globais e ergonómicos; Desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia e da economia nos gestos, nas posturas e na execução dos movimentos; Reeducação dos músculos estabilizadores da região lombar e cervical; Alívio da dor articular e muscular; Correção postural; Aumento da força e resistência muscular; Aumento da flexibilidade; Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões; Diminuição do stress; Melhoria de toda a capacidade funcional e da execução das atividades da vida diária; Melhoria do estado de saúde e bem-estar geral.
Juliana Andrade
Juliana Andrade
2025-09-26 00:10:33
Count answers : 20
0
O Pilates com molas ajuda na prevenção de patologia das articulações, dando maior estabilidade quando elas estão enfraquecidas por conta de algum problema de saúde, sedentarismo ou até mesmo traumas. É também bastante eficaz contra as dores crônicas e contra lesões nos tornozelos ejoelhos, já que corrige desequilíbrios musculares. Os exercícios de baixo impacto no Pilates ajudam a fortalecer todo o corpo e melhoram a sustenção da coluna.