Pilates para crianças e adolescentes é uma atividade prazerosa, divertida e que contribui com o desenvolvimento dos jovens.
O pilates trabalha a postura de diversas formas, trazendo um melhor posicionamento da criança frente ao computador, videogame ou nas horas sentada na escola, durante o andar e para carregar pesos, como a mochila.
Diminui também o risco de alterações posturais que poderiam se estender para o futuro: muitos casos de escoliose idiopática começam na adolescência e podem ser evitados com o pilates.
O pilates trabalha a respiração de forma profunda e sincronizada, melhorando a qualidade da mesma no dia-a-dia, durante os esforços e até durante o sono, devido ao aumento da capacidade pulmonar e de troca gasosa promovida.
A concentração necessária para a execução dos exercícios pode melhorar o desempenho escolar da criança.
Os exercícios podem ser trabalhados de forma a aumentar a coordenação motora da criança, contribuindo com seu desenvolvimento motor.
O pilates desenvolve esta habilidade motora, melhorando o equilíbrio e as respostas musculares frente aos desequilíbrios gerados no dia-a-dia.
Ao iniciar cedo uma atividade que gosta, de forma lúdica e recreativa, a criança desenvolve desde pequena o gosto pelo exercício físico e pelos esportes, e tem uma motivação a mais para aderir aos hábitos alimentares saudáveis, diminuindo risco de obesidade e sedentarismo.
O pilates para crianças pode ser realizado de forma individual, porém as duplas ou grupos são mais indicados, pois promovem uma maior interação social, além de trabalhar questões como senso de equipe, solidariedade e respeito pelos limites e conquistas do outro.