:

Para quem é indicado fazer Pilates?

Leonardo Rodrigues
Leonardo Rodrigues
2025-11-10 20:39:08
Count answers : 17
0
O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível. Gestantes: que já praticavam exercícios físicos podem fazer aula de Pilates desde que tenham passado pelo primeiro trimestre a gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade. Terceira Idade: O pilates traz inúmeros benefícios para a terceira idade, tais como alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. Sedentários: O Pilates é uma opção para aquelas pessoas que não gostam de se exercitar e querem reverter esse quadro evitando lesões. Reabilitação: de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. Pós-cirurgicos: para lesões em joelhos, quadris, coluna; o método é aconselhável devido ao baixo impacto e opção de poucas repetições. Desportistas:a fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos o que contribui para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo. Crianças:podem praticar Pilates desde que seja priorizado exercícios de coordenação motora, equilíbrio e alongamento.
Luísa Morais
Luísa Morais
2025-11-03 16:03:13
Count answers : 21
0
O Pilates é indicado para todas as pessoas que quiserem promover o alinhamento postural, prevenir problemas musculoesqueléticos e praticar um tipo de atividade física de baixo impacto. Pacientes com desvios posturais, dores constantes e desequilíbrios musculares são aconselhados a dar início à prática de Pilates. Ou seja, ele é recomendado tanto para pacientes que precisam combater dores quanto para pessoas que querem se prevenir e ter mais qualidade de vida. Não há contraindicações quanto à prática de Pilates enquanto exercício físico, porém há alguns casos em que o método é ainda mais indicado, principalmente após uma avaliação postural realizada pelo médico ou fisioterapeuta. Importante: cada caso deve ser avalizado individualmente e o programa de treinamento do aluno precisa levar todas as especificidades em conta. É fundamental passar por uma avaliação antes de começar qualquer atividade física, além de procurar profissionais especializados no método, como fisioterapeutas.

Read also

Qual idade pode iniciar Pilates?

A idade ideal para iniciar a criança no método é a partir dos 7 anos. Isso porque nessa faixa etári Read More

Quais doenças o Pilates trata?

O Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para os fisioterapeutas que o aplicam, apresentando diverso Read More

Martim Coelho
Martim Coelho
2025-11-02 15:17:41
Count answers : 24
0
O método pilates pode ser praticado e é indicado para os mais diferentes grupos de pessoas, desde as sedentárias ou sem o hábito de praticar atividades físicas até atletas de alto nível. Ou seja, qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, pode fazer pilates: do idoso ao adolescente, das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, e ainda pode ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e os princípios de treinamento desportivo. No pilates, é montado um programa de treinamento específico para cada aluno, com objetivos pré-determinados. Quanto à prática regular de pilates como exercício físico, não há nenhuma restrição, pois inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese (se não passa, algo esta errado), onde serão detectados possíveis desvios posturais, desequilíbrios musculares ou dores relatadas pelo próprio aluno. A técnica oferece um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações individuais de cada aluno. Assim, os nossos profissionais trabalham de modo personalizado com os praticantes, de modo a garantir a eficiência dos resultados. Existem casos bem específicos em que a prática não é indicada, ou que o paciente precise melhorar ou recuperar algum aspecto da saúde antes de iniciar a prática. De forma geral as restrições são raras; porém alguns públicos necessitam de atenção especial e de exercícios adaptados, como por exemplo: indivíduos com diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos.
Miguel Batista
Miguel Batista
2025-10-20 06:19:20
Count answers : 21
0
O Pilates é indicado para pessoas que possuem problemas de postura, que não conseguem corrigir ou que sofrem de dores na coluna pelos maus hábitos. Pessoas que querem perder peso de forma saudável e gradual e que buscam uma atividade recorrente e prazerosa, que não exige muito esforço exagerado na parte aeróbica. Quem deseja começar uma atividade, é sedentário e quer iniciar aos poucos. Outro grupo para quem o Pilates é indicado são as pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e estresse exacerbado. Atletas e pessoas que já praticam exercícios pesados podem se beneficiar muito do Pilates para aumento da força muscular como um todo. Bailarinos e dançarinos também são ótimos candidatos à prática, que foi originalmente criada para eles. Não há contraindicações conhecidas, a não ser em casos onde o médico restringe qualquer tipo de atividade física. Se você é sedentário, está acima do peso ou tem medo de não poder realizar as aulas, não se preocupe, o Pilates é muito inclusivo.

Read also

Quais são os pontos negativos do Pilates?

Osteoporose e osteopenia. Quem tem estas doenças deve evitar movimentos que impliquem o risco de fr Read More

Quantas vezes por semana é o ideal fazer Pilates?

Uma vez por semana Caso você queira aprimorar a respiração, melhorar a postura e a coordenação motor Read More