:

O que são idosos ativos?

Sara Barros
Sara Barros
2025-11-06 16:23:50
Count answers : 24
0
Idosos ativos são aqueles que mantêm uma rotina de atividades regulares, como exercícios, trabalho ou hobbies, que os ajudam a manter a saúde física e mental. A idade nada tem a ver com a incapacidade funcional ou cognitiva de qualquer pessoa. Existem outros fatores que contribuirão com a incapacidade funcional, mas não tem qualquer relação com a idade. A funcionalidade de uma pessoa envolve a sua autonomia, que é o poder de decisão, de pensar por si mesmo e poder executar qualquer tarefa. A experiência de vida contribui muito para uma sociedade saudável, inclusive no mercado de trabalho. Pessoas idosas podem e devem continuar trabalhando, desde que seja respeitada as limitações da pessoa. Ter uma atividade laboral faz bem não apenas para o organismo, mas também para a mente. É fundamental para a saúde da pessoa idosa que ela tenha uma atividade laboral, mesmo que seja parcialmente, até mesmo uma segunda profissão, por exemplo.
Diego Baptista
Diego Baptista
2025-11-01 16:11:08
Count answers : 20
0
Idosos ativos são aqueles que adotam um estilo de vida saudável e independente, praticando atividades físicas regulares para manter a autonomia, fortalecer o corpo e melhorar a qualidade de vida. A prática de atividades físicas na terceira idade pode prevenir doenças crônicas, melhorar a circulação e até mesmo reduzir sintomas de depressão e ansiedade. O movimento é essencial para o idoso, impactando diretamente na saúde cardiovascular, na força muscular e na mobilidade, fatores determinantes para um envelhecimento saudável. Para aqueles entre 60 e 70 anos, atividades como caminhadas, musculação leve, hidroginástica e pilates são indicadas para manutenção da força e mobilidade. Já idosos acima dos 70 anos, que podem apresentar mobilidade reduzida, se beneficiam de treinos de equilíbrio, alongamentos e caminhadas curtas, sempre com acompanhamento profissional. Mesmo idosos com restrições podem se beneficiar do movimento, desde que respeitem suas limitações e tenham o suporte adequado. Adotar um estilo de vida ativo na terceira idade contribui para um envelhecimento mais independente e saudável. A prática regular de atividades físicas fortalece o corpo, melhora a disposição e proporciona mais segurança para realizar tarefas do dia a dia.
Vanessa Ribeiro
Vanessa Ribeiro
2025-10-22 16:33:05
Count answers : 17
0
O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, busca por atividades prazerosas e que diminuam o estresse. Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente. Hoje em dia, há uma ampliação de serviços que permitem que eles possam manter o seu corpo em forma com programas diferenciados em academias, o cérebro ativo com cursos direcionados. Claro que, com o passar do tempo, tudo tem de ser feito dentro do limite de cada um, não podemos e não devemos exagerar. Além disso, para ter um envelhecimento saudável é preciso começar desde já.
Marcos Branco
Marcos Branco
2025-10-22 12:09:08
Count answers : 19
0
Os “idosos ativos” ou “novos idosos” querem ter maior integração social, como formas de investir em autoestima e autoimagem. Eles buscam apoio para criatividade com o objetivo de preencher a rotina e manterem-se autônomos por mais tempo, não se limitando apenas ao convívio com a família. A nova geração de idosos chega aos 60 anos com expectativa de viver por, pelo menos, mais um terço da vida. A velhice é a etapa mais longa da vida do ser humano, pois ficamos nesta faixa etária normalmente dos 60 aos 90 ou cento e poucos anos Os novos idosos têm urgência de “reinventar sua própria história”, ou seja, pensar em “novos projetos de vida” e em novos significados para sua existência. Ser protagonista de sua história significa assumir o poder de tomar decisões para importante questões sociais e pessoais, não delegando a outro este poder. Indivíduos estes que refletem e buscam a manutenção de sua autonomia para envelhecer com empoderamento. Idosos ativos também exercitam o cérebro Idosos ativos experimentam diferentes formas de envelhecer Com o crescente envelhecimento da população, assistimos a um momento muito singular na história do nosso país, pois temos a forte presença de atores sociais idosos, contribuindo com o fortalecimento da economia brasileira, com a renda familiar, participando no mercado de trabalho e em Conselhos municipais, atuando em programas educativos, culturais, de lazer, esportivos e outras demais atividades para esta faixa etária, contribuindo também em tantas outras situações. O público 60 + entra em cena e começa a mostrar suas múltiplas faces e papéis, sendo um dos grandes motivos de nos sensibilizarmos a valorizar e a comemorar o Dia do Idoso. Contudo, é preciso escutar mais as vozes destes atores sociais, que protagonizaram tantas histórias de vida imersas na vivência do tempo. Hoje, é tempo propício para inaugurar não uma simples “idade de ouro da velhice”, mas para abrir mais espaço na sociedade onde caiba a subversão da velocidade dos dias atuais, a participação ativa no cenário das preocupações sociais do momento, a possibilidade de experimentar as diferentes formas de envelhecer, desde as mais arrojadas até, porque não, as mais discretas e singelas. Então saibamos que o tempo é agora! E o protagonismo do idoso para continuar acontecendo precisa de mais espaço no palco da vida. Neste sentido, deixo como mensagem a frase: “A beleza de ser um eterno aprendiz – Gonzaguinha”.
Luciana Morais
Luciana Morais
2025-10-22 11:43:24
Count answers : 20
0
Segundo o médico Alexandre Kalache, presidente do centro, o envelhecimento ativo é uma visão que garante às pessoas idosas uma participação continuada em questões sociais, econômicas, espirituais, culturais e cívicas. O envelhecimento ativo é o que irá garantir a qualidade de vida após os 60 anos, e ele está diretamente relacionado à capacidade do indivíduo de manter a sua autonomia e independência. Envelhecer no Brasil tem algumas particularidades, destaca o Ministério da Saúde, Segundo a entidade o envelhecimento é muito pessoal e influenciado por vários fatores. No entanto, é um processo com o qual não devemos nos preocupar apenas ao completar 60 anos de idade, mas ao longo de toda a vida.