:

Qual é o tempo ideal de alongamento?

Francisca Abreu
Francisca Abreu
2025-11-20 21:24:14
Count answers : 21
0
Manter um alongamento por cerca de quatro minutos em uma única sessão é ótimo para uma melhora imediata na flexibilidade. Se o tempo for maior, parece que não haverá diferença. Para melhorias permanentes na flexibilidade, você precisa alongar um músculo por cerca de dez minutos por semana. Mas isso não precisa ocorrer de uma só vez. Se você está procurando melhorar sua flexibilidade, não importa com que frequência você se alonga a cada semana. O importante é que você tenha como meta até dez minutos semanais para cada músculo que você alonga. Você pode alongar cada músculo por um pouco mais de um minuto por dia, ou cinco minutos duas vezes por semana.
Lourenço Fonseca
Lourenço Fonseca
2025-11-12 19:44:40
Count answers : 12
0
O alongamento regular também pode melhorar a circulação, a postura e aliviar o estresse. Ele envolve o posicionamento de uma articulação para estender os músculos e manter-se imóvel por um período definido - geralmente entre 15 e 60 segundos. Um exemplo seria ficar em pé na frente de uma cadeira, colocando um pé na cadeira e esticando o joelho para alongar os isquiotibiais.
Débora Lima
Débora Lima
2025-11-06 12:54:18
Count answers : 24
0
O alongamento realizado com um volume de 30 segundos aumenta a ADM articular na maioria dos adultos, ou seja, 30 segundos é o suficiente para melhorar a flexibilidade. Parece haver pouco benefício adicional aumentando o tempo de alongamento para mais que 30 segundos. Em idosos, o alongamento mantido entre 30 a 60 segundos pode resultar em maiores ganhos de flexibilidade do que alongamentos mais curtos. O ACSM ainda sugere que pode-se acumular um volume de 60 segundos de alongamento, desde que se divida em, pelo menos, duas séries de 30 segundos, ou séries de, no mínimo, 10 segundos. Portanto, se você passa vários minutos na mesma posição de alongamento, pode estar exagerando na dose e, talvez com 30 a 60 segundos de volume total, você terá os mesmos resultados sem perder tanto tempo.
Andreia Vicente
Andreia Vicente
2025-10-25 06:27:29
Count answers : 19
0
Execute o movimento lentamente e mantenha-o durante cerca de 30 a 60 segundos, estirando o mu&sculo até ao limiar da dor, e repita-o três a cinco vezes a cada treino. Respire sempre normalmente e nunca “tranque” os joelhos, mantendo-os ligeiramente dobrados. Manter os joelhos completamente esticados aumenta o risco de lesão. Os principais grupos musculares dos membros inferiores são: Psoas ilíaco, Isquiotibiais, Quadricípite, Glúteos, tensor da fáscia lata , Gémeos e solear , tendão de Aquiles e fáscia plantar. Assim, conseguirá esticá-los sem dor. Após um alongamento, o músculo tem transitoriamente uma menor capacidade de produção de força.