Qual é o melhor exercício para adolescentes?

Diego Gaspar
2025-08-22 02:12:42
Count answers
: 22
A melhor atividade física para a criança é aquela de que ela gosta.
Para que isso aconteça, a criança precisa ter contato com o máximo de opções possíveis.
De acordo com Montenegro, quando a criança é exposta a uma atividade física ou a um esporte desde cedo, muito provavelmente ela vai gostar de fazer aquilo, introduzir a prática em sua vida e continuar como uma pessoa ativa na idade adulta.
Pode ser dança, algum esporte de quadra ou o que quiser.
Isso é necessário porque existe um ganho de massa óssea proporcional à atividade que a criança fizer.
No Japão, eles têm o conceito walk to school [“andar para a escola”].
Essa era a única diferença entre os grupos.
As crianças da cidade iam a pé para a escola, enquanto as da zona rural iam de ônibus por ser muito longe.
Ao final do estudo, a massa óssea das crianças que caminhavam era 20% maior do que as do campo.

Wilson Marques
2025-08-11 14:34:22
Count answers
: 14
A prática de atividades físicas é associada a uma diversidade de benefícios para o corpo e a mente, incluindo o alívio dos sintomas dos transtornos mentais.
Os exercícios de resistência – como a musculação e o levantamento de peso –, praticados com frequência, oferecem melhores resultados.
Os resultados foram melhores para tratamento e prevenção da depressão em indivíduos jovens quando o treino resistido é praticado de três a quatro vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos e duração superior a seis semanas.
Exercício físico e depressão
Para os indivíduos com depressão, atividades como a musculação levaram a benefícios 94,9% significativos no tratamento da condição.
Observou-se que todos os tipos de exercícios físicos são benéficos para a saúde mental dos jovens com sintomas de ansiedade, mas a prática de treinos de resistência se destacou, com 94,9% dos jovens com depressão relatando benefícios no tratamento da saúde mental.
Os exercícios aeróbicos, mistos e de mente-corpo vêm logo em seguida, com 75,1%, e 43,8% e 36,2%, respectivamente.

Micael Maia
2025-08-11 12:12:18
Count answers
: 15
Natação, além de ensinar os adolescentes a nadarem e desenvolverem independência, a natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
Corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
Artes marciais e lutas ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta, podendo optar por Jiu Jitsu, Kung Fu, Judô, Boxe e até UFC.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como: Desenvolvimento da coordenação motora, Aprimoramento das habilidades cognitivas, Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade.
Danças ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.
Musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal, porém, não existe comprovação científica de que a prática seja prejudicial aos jovens.
A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade, pois o importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.

Tatiana Monteiro
2025-08-11 09:58:40
Count answers
: 20
Quando feita de forma correta e monitorada, a musculação pode ser uma ótima atividade para jovens, principalmente porque parece ser o único tipo de exercício físico que atrai os adolescentes nessa idade.
Fazer musculação durante a época de adolescente não é tão simples, pois não é tudo que é permitido durante o treino.
Alguns aparelhos são perigosos de mais e algumas atividades precisam ser simplificadas.
Por isso, ter ao seu lado um treinador ou profissional de educação física preparado para dar exercícios de musculação na adolescência é essencial.
Veja, a seguir, alguns dos exercícios mais recomendados para os jovens:
Peitoral – os melhores exercícios de peitoral para adolescentes são: supino reto, supino inclinado, afundo de peito, supino com halteres, supino inclinado com halteres e flyes;
Costas – os melhores exercícios de costas para adolescentes são: levantamento terra, remada com barra, remada com halteres, pull up e puxada frente.

Erica Pinto
2025-08-11 09:52:24
Count answers
: 13
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa. Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta. Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana. Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões. A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. É fundamental destacar que a nutrição adequada é um fator primordial nos exercícios físicos dos jovens. As vantagens da atividade física podem ser maximizadas quando combinado com uma dieta balanceada. Boa alimentação, hidratação, descanso e supervisão adequada garantem bons resultados e segurança durante o exercício ou esportes, principalmente para crianças e adolescentes.