:

Qual o melhor exercício físico para adolescentes?

Lia Coelho
Lia Coelho
2025-10-21 18:35:30
Count answers : 21
0
O exercício físico é uma atividade planejada e estruturada de acordo com um objetivo. A juventude é uma fase na qual a pessoa tem muita disposição e energia. Dessa forma, é necessário praticar mais exercícios físicos, tão benéficos para a saúde. Realizar exercícios físicos na juventude aumenta a produção de células do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo e afastando principalmente as doenças respiratórias. Os exercícios também auxiliam no crescimento do adolescente e no controle da obesidade, que pode desencadear a multiplicação do número de células de gordura que nunca desaparecerão. Além disso, reduzem riscos de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, depressão. Por isso, é necessário o incentivo à prática pelo menos três vezes por semana, mas sem exageros, pois as articulações do adolescente ainda não estão totalmente desenvolvidas e podem ser lesionadas. Há diversos exercícios físicos que podem ser praticados por adolescentes. Algumas opções: Natação, Corrida, Artes marciais e lutas, Esportes, Danças, Musculação.
Nuno Alves
Nuno Alves
2025-10-13 02:44:48
Count answers : 24
0
No caso dos adolescentes, a individualidade deve ser ainda mais respeitada no momento da escolha de exercícios. Para os jovens, é fundamental incluir na rotina alguma prática esportiva que auxilia no desenvolvimento físico saudável e controle a ansiedade e o estresse provocados pela explosão hormonal do período. Além disso, praticar atividades físicas na juventude reduz o risco de doenças futuras relacionados ao sedentarismo. Em adolescentes, o corpo já está mais formado e a intensidade das atividades, especialmente de levantamento de peso e de resistência muscular, não comprometem tanto o desenvolvimento muscular e ósseo. A prática de atividades físicas diversas deve ser incentivada, e é importante que os indivíduos não associem a vida fit apenas a objetivos estéticos. “A atividade física vai muito além da estética. A gente tem estímulos motores, cognitivos e psicomotores. Então, o ideal é fazer atividades variadas, pensando na manutenção da saúde”, conclui Gomes.
Carlos Freitas
Carlos Freitas
2025-10-07 07:51:11
Count answers : 28
0
Os exercícios de resistência – como a musculação e o levantamento de peso –, praticados com frequência, oferecem melhores resultados. Os resultados foram melhores para tratamento e prevenção da depressão em indivíduos jovens quando o treino resistido é praticado de três a quatro vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos e duração superior a seis semanas. Para os indivíduos com depressão, atividades como a musculação levaram a benefícios 94,9% significativos no tratamento da condição. Os exercícios aeróbicos, mistos e de mente-corpo vêm logo em seguida, com 75,1%, e 43,8% e 36,2%, respectivamente. Observou-se que todos os tipos de exercícios físicos são benéficos para a saúde mental dos jovens com sintomas de ansiedade, mas a prática de treinos de resistência se destacou, com 94,9% dos jovens com depressão relatando benefícios no tratamento da saúde mental.
Kevin Miranda
Kevin Miranda
2025-09-24 09:35:55
Count answers : 16
0
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa; Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta; Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana. A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões. “Os pais podem e devem incentivar um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e jovens, desde que não forcem a barra e ofereçam opções de atividades variadas e divertidas, praticada de forma segura e adequada à idade. Ele ainda ressalta que a atividade física é extremamente importante para esses jovens, mas que deve ser feita de forma segura, com acompanhamento profissional, nutricional e de forma prazerosa, respeitando os limites e necessidades dos jovens.