O que é QFA?

Iris Costa
2025-07-17 10:09:42
Count answers
: 24
O questionário de frequência alimentar (QFA) é um método de avaliação do consumo alimentar retrospetivo, no qual se regista com que frequência (e, em algumas versões, em que quantidade) uma listagem pré-definida de alimentos foram consumidos durante um período de tempo específico.
O primeiro questionário de frequência alimentar Português foi desenvolvido pela equipa de investigadores em Epidemiologia Nutricional do ISPUP.
Este questionário inclui originalmente uma listagem de 86 alimentos ou grupos de alimentos e nove categorias de frequência, a serem reportadas relativamente aos últimos 12 meses.
O QFA apresenta duas versões: uma para autopreenchimento pelo participante (exige um nível de literacia mais elevado) e uma para ser aplicado por entrevistador, que apresenta uma secção extra para registo da porção consumida (igual, superior ou inferior à porção média padrão descrita).
Atualmente, este questionário encontra-se em processo de revisão, de forma a ser atualizado mediante os dados de consumo alimentar obtidos no último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, realizado numa amostra representativa da População Portuguesa.

Sara Fonseca
2025-07-11 03:35:17
Count answers
: 22
O QFA – questionário de frequência alimentar é uma ferramenta a partir da qual o paciente é apresentado a uma lista de alimentos e convidado a contar com que frequência cada item é consumido.
O QFA na nutrição pode ajudar a identificar problemas relacionados ao tipo de alimentação do paciente.
QFA: O que é?
Para que serve?
Como usar?

Yara Anjos
2025-07-01 11:24:32
Count answers
: 14
O questionário de frequência alimentar (QFA) é uma ferramenta completa que conta com uma lista extensa de alimentos e bebidas onde a frequência de consumo pode ser selecionada para cada alimento. Existem 3 tipos básicos de QFA: simples ou não quantitativo, semi-quantitativo ou quantitativo. O simples ou não quantitativo questiona aos pacientes a frequência que consomem um determinado alimento, sendo as porções ou partes do alimento consumidas irrelevantes. O semi-quantitativo conta com uma lista de alimentos em porções definidas e questiona aos consumidores quantas vezes eles comem um determinado alimento. Por fim, o quantitativo questiona a frequência diária de consumo dos alimentos e o tamanho das porções de acordo com os hábitos usuais do entrevistado.
O QFA é o preferido para estudos epidemiológicos, pois exige pouco investimento, curto tempo de preenchimento, pode ser usado para refeições atuais ou passadas e ser usado com foco em nutrientes específicos.
No entanto, o QFA não descreve o consumo médio, não tem precisão quantitativa, não permite o registro de preparações ou marcas e como consiste em uma lista específica de alimentos, pode não refletir os padrões alimentares de uma população.