Qual a sequela que o covid deixa no pulmão?

Rafael Paiva
2025-07-19 18:06:57
Count answers
: 21
A inflamação provocada pelo vírus deixa fibroses, que são cicatrizes que endurecem o pulmão e dificultam as trocas gasosas.
Como resultado, o sangue será menos rico em oxigênio e não será capaz de eliminar todo o dióxido de carbono, podendo causar várias complicações, como insuficiência respiratória e, nos casos mais graves, até mesmo a insuficiência cardíaca.
A duração e a gravidade da Covid-19, bem como a idade avançada e o tabagismo, são fatores que contribuem muito para o desenvolvimento da fibrose pulmonar.
Além disso, a probabilidade de ocorrência é aumentada em pacientes submetidos à ventilação mecânica por um longo período de tempo.
Felizmente, a maioria dos casos de fibrose pulmonar pós Covid-19 parece ser uma condição reversível.
Embora os dados disponíveis ainda sejam escassos, alguns estudos mostram que, em muitos casos, as alterações pulmonares reduzem drasticamente em cerca de duas semanas.
Caso persista por mais de três meses, é indicado o acompanhamento médico, pois podem indicar danos que exigem tratamentos específicos.

Irina Figueiredo
2025-07-16 14:57:32
Count answers
: 18
Para as pessoas que tiveram alteração pulmonar ou pneumonia viral, haverá um período mais longo de recuperação. Alguns pacientes ficam com sequelas muito graves. Com o pulmão é a mesma coisa. Se houver grandes lesões, há também uma recuperação mais demorada. A perda de área pulmonar, consequência comum deixada pelo coronavírus, pode levar a sequelas mais graves como falta de ar e infecções em repetição. O tempo necessário para a recuperação é muito variável e pode levar meses. Se ainda houver algum grau de infecção é necessário tratar com medicamentos para melhorar a ventilação pulmonar. O vírus destrói as fibrilas dos músculos. Nesses casos, somente a fisioterapia resolve.

Helena Teixeira
2025-07-05 03:04:35
Count answers
: 18
A maior parte dos pacientes tem nenhuma, pouca ou média falta de ar e dificuldade de respirar, mas nos casos mais graves pode evoluir à fibrose pulmonar.
Fibrose nos pulmões e/ou rins
Fibrose nos pulmões
A fibrose pulmonar é uma cicatrização do tecido após dano.
Nos casos mais graves pode evoluir à fibrose pulmonar.
Nos casos mais graves pode evoluir à fibrose pulmonar ou bronquiolite obliterante.
A bronquiolite obliterante é quando as células não conseguem se recuperar após inflamação ou infecção dos pulmões.
As complicações que podem se agravar envolvem principalmente os pulmões.

Ângelo Cardoso
2025-07-04 21:15:48
Count answers
: 24
Os resultados revelaram que, mesmo após dois anos, mais de 90% dos participantes apresentaram alguma alteração respiratória, muitas delas graves, como sinais de inflamações pulmonares e possíveis progressões para fibrose.
Apenas uma pequena porcentagem (2%) teve melhora em comparação com a avaliação de seis a 12 meses, e uma parte significativa (25%) dos pacientes com lesões semelhantes a fibrose experimentou piora nas anormalidades pulmonares.
O levantamento também apontou que o tempo de internação, a ventilação mecânica invasiva e a idade do paciente influenciam o desenvolvimento de lesões pulmonares semelhantes à fibrose em pacientes pós-covid-19.
Devido à evolução não homogênea dos pacientes crônicos pós-covid-19 é essencial manter o monitoramento de longo prazo da sua saúde pulmonar.
Read also
- Quanto tempo a sequela do covid fica no corpo?
- Quanto tempo depois de ficar doente posso treinar?
- Como o exercício físico ajuda na recuperação do covid?
- Quais são as sequelas tardias da covid?
- Quais os sintomas de fibrose pulmonar?
- Qual a importância da atividade física após a Covid-19?
- Pode treinar se recuperando da gripe?
- Quais os sintomas de que o pulmão não está bem?
- Qual o melhor exercício físico para aumentar a imunidade?