Como o exercício físico ajuda na recuperação do covid?

Sara Cruz
2025-07-05 03:12:20
Count answers: 7
Treinos tiveram duração de 16 semanas e foram acompanhados por pesquisadores.
Houve melhora nas funções cardiorrespiratória e pulmonar, além da funcionalidade e força muscular.
Os pesquisadores notaram melhora em parâmetros cardiorrespiratórios, por exemplo, no consumo de oxigênio e recuperação da frequência cardíaca após esforço, diminuição da gordura corporal, e a redução de sintomas relacionados à doença.
Os pacientes diminuíram o número total de sintomas, e de maneira ainda mais enfática, sintomas como dor muscular, fadiga e fraqueza.
O programa melhorou todos os domínios analisados, com destaque para os componentes físicos, funcionamento físico, vitalidade e saúde geral.
O que observamos é que esse programa, que foi especificamente desenhado para essa população, foi ausente de intercorrências e, mais importante, também foi efetivo e capaz de melhorar os domínios físicos da qualidade de vida, além de melhorar a capacidade funcional e reduzir os sintomas persistentes.

Mónica Valente
2025-07-05 01:13:43
Count answers: 6
O exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde e sistema imunológico. Em casos de pacientes em recuperação da covid-19, a prática minimiza as sequelas e recupera a qualidade de vida após a infecção, já que melhora a independência do paciente, assim como a resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle das comorbidades e correção da postura. É preciso esperar o fim dos sintomas e o período de isolamento, com retorno progressivo do volume e intensidade dos exercícios. Em casos mais graves com sequelas deve seguir orientação médica e acompanhamento especial de um fisioterapeuta. Incluir uma rotina de exercícios físicos, com intensidade adequada ao seu perfil, vai auxiliar na reabilitação. Os principais danos acometem o pulmão, o coração e o sistema neurológico após a fase aguda da doença. Para pacientes de baixo risco, aqueles abaixo dos 50 anos de idade, assintomáticos da doença ou com sintomas respiratórios brandos resolvidos em até sete dias não necessitam de nenhuma avaliação especial para retornarem às atividades físicas, porém isso só pode ser realizado após um período de 10 dias de doença e mais sete dias sem sintomas. As atividades devem ser acompanhadas por fisioterapeutas e profissionais de educação física, e na unidade da região sul existe um protocolo de fisioterapia respiratória e em seguida são encaminhados para Academia Funcional na própria unidade.
Read also
- Quanto tempo a sequela do covid fica no corpo?
- Quanto tempo depois de ficar doente posso treinar?
- Qual a sequela que o covid deixa no pulmão?
- Quais são as sequelas tardias da covid?
- Quais os sintomas de fibrose pulmonar?
- Qual a importância da atividade física após a Covid-19?
- Pode treinar se recuperando da gripe?
- Quais os sintomas de que o pulmão não está bem?
- Qual o melhor exercício físico para aumentar a imunidade?