:

Qual atividade física melhora o sono?

Rebeca Lopes
Rebeca Lopes
2025-07-20 18:59:39
Count answers : 14
0
Começar a praticar atividade física com regularidade já pode melhorar a qualidade do sono. A iniciativa de frequentar academias, praticar esportes ou mesmo fazer simples caminhadas ajudam a regular o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo, o que reduz os efeitos da insônia e confere melhores condições para que se possa normalizar o sono. Contudo, vale lembrar que os exercícios devem ser feitos sempre mais cedo, já que a descarga de substâncias como a adrenalina pouco antes da hora de dormir também pode atrapalhar o descanso noturno. Além disso, eles devem ser realizados por um período superior a seis semanas no mínimo. Uma série de estudos têm demonstrado que a pratica de atividade física em intervalos mais curtos de tempo não surte efeito em quadros crônicos de insônia. O ideal é pensar em modalidades esportivas que possam ser inseridas na rotina durante alguns anos ou, se possível, pelo resta da vida. Afinal, se exercitar, além de combater a falta de sono, traz inúmeros benefícios à saúde, o que contribui bastante com a longevidade e disposição.
Mia Jesus
Mia Jesus
2025-07-17 07:12:41
Count answers : 23
0
O sono de pessoas que praticam atividade física, seja qual for, é mais profundo e restaurador, devido aos mecanismos de regulação do organismo. Assim, quem pratica atividade física dorme melhor. Todo o gasto de energia utilizado durante o dia é reposto durante o sono. O sono mais prolongado e profundo possibilita descanso maior, mais disposição e melhora as funções cognitivas. Muito importante lembrar que a prática da atividade física ajuda em um sono restaurador, mas não resolve todo tipo de distúrbio do sono e problemas nos casos crônicos de insônia. Outro fator importante que o professor destaca é que a atividade física deve ser praticada regularmente e pelo menos quatro horas antes de dormir, se não ficamos muito agitados.
Camila Leal
Camila Leal
2025-07-05 09:30:45
Count answers : 16
0
Exercícios aeróbicos de intensidade moderada são grandes aliados de uma boa noite de sono, mas mesmo as atividades mais leves já são capazes de melhorar a qualidade do nosso descanso. A personal recomenda a prática regular de exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo. Estas atividades fazem com que os músculos exijam uma maior circulação de oxigênio e, consequentemente, mais sangue é enviado para os demais órgãos. Mais importante do que a intensidade da atividade física é conseguir manter a prática destes exercícios por pelo menos 20 a 25 minutos, diariamente. À noite, mais perto de ir para a cama, prefira exercícios menos pesados e mais relaxantes como caminhadas, pilates e yoga. Caminhadas, alongamentos e pilates ajudam muito na amplitude de movimento e são ótimos para horários noturnos. Exercícios de respiração, também auxiliam no descanso da mente para uma boa noite de sono. Os hormônios que são liberados na atividade física ajudam a regular o sono, favorecem a sensação de bem-estar e de relaxamento. São exercícios que aumentam o fluxo sanguíneo corporal, melhorando automaticamente a circulação. A oxigenação ajuda a reduzir as tensões e a ansiedade e promove o relaxamento.
Wilson Marques
Wilson Marques
2025-07-05 04:12:24
Count answers : 14
0
A atividade física ajuda a melhorar os sintomas da insônia, confirma uma pesquisa que avaliou o impacto de diferentes tipos de exercícios, tanto aeróbicos como os de força. De modo geral, todos relataram melhoras na qualidade do sono e nos sintomas de insônia. Qualquer atividade física, incluindo modalidades como ioga e tai chi chuan, é capaz de melhorar a percepção dos sintomas. O ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana, de 45 a 60 minutos. Também independe do horário: se a pessoa preferir se exercitar à noite e encontrar uma atividade que não impacte o sono, está tudo bem. Mas é preciso perseverar: os benefícios costumam aparecer após cerca de dois meses. Os benefícios dos exercícios são relacionados a aspectos tanto físicos quanto emocionais. Tanto que atualmente o tratamento da insônia é mais baseado em terapia cognitivo-comportamental e atividade física.