:

Qual a melhor atividade física para insônia?

Artur Neves
Artur Neves
2025-07-05 10:43:12
Count answers: 5
A prática regular de exercícios físicos traz uma enorme variedade de benefícios para a saúde. A atividade física também pode ajudar a prevenir e reduzir os sintomas de insônia, segundo um novo estudo. Se exercitar de duas a três vezes na semana está relacionado a um menor risco de insônia à longo prazo. A prática regular de exercícios ajuda a atingir a necessidade de 6 a 9 horas recomendadas de sono todas as noites. Os participantes que praticavam exercícios físicos pelo menos duas vezes na semana, durante 1 hora por semana ou mais, foram classificados como fisicamente ativos. Aqueles que sempre foram ativos tinham 42% menos chance de ter dificuldade para dormir, 22% menos probabilidade de ter qualquer sintoma de insônia e 40% menos chances de ter dois ou três sintomas associados ao distúrbio. Os participantes que sempre foram ativos tinham 55% maior probabilidade de dormir normalmente, 29% menos chance de ter sono curto, com seis horas ou menos de duração, e 52% menos chance de ter sono longo, com mais de 9 horas de duração. Entre aqueles que se tornaram ativos ao longo dos 10 anos de estudo, as chances eram 21% maiores de terem sono normal do que aqueles que permaneceram inativos durante todo esse período. Os nossos resultados estão em linha com estudos anteriores que demonstraram o efeito benéfico da atividade física nos sintomas de insónia, mas o estudo atual mostra adicionalmente a importância da consistência no exercício ao longo do tempo, porque a associação foi perdida para indivíduos inicialmente ativos que se tornaram inativos.
Frederico Paiva
Frederico Paiva
2025-07-05 10:30:05
Count answers: 4
Começar a praticar atividade física com regularidade já pode melhorar a qualidade do sono. O médico acrescenta que a iniciativa de frequentar academias, praticar esportes ou mesmo fazer simples caminhadas ajudam a regular o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo, o que reduz os efeitos da insônia e confere melhores condições para que se possa normalizar o sono. Contudo, vale lembrar que os exercícios devem ser feitos sempre mais cedo, já que a descarga de substâncias como a adrenalina pouco antes da hora de dormir também pode atrapalhar o descanso noturno. Os exercícios devem ser realizados por um período superior a seis semanas no mínimo. Uma série de estudos têm demonstrado que a pratica de atividade física em intervalos mais curtos de tempo não surte efeito em quadros crônicos de insônia. O ideal é pensar em modalidades esportivas que possam ser inseridas na rotina durante alguns anos ou, se possível, pelo resto da vida. Afinal, se exercitar, além de combater a falta de sono, traz inúmeros benefícios à saúde, o que contribui bastante com a longevidade e disposição.
Violeta Silva
Violeta Silva
2025-07-05 10:19:08
Count answers: 9
Qualquer tipo de exercício pode ser uma opção não farmacológica para tratar a insônia. Não existe uma receita única, qualquer atividade física, incluindo modalidades como ioga e tai chi chuan, é capaz de melhorar a percepção dos sintomas. Os benefícios costumam aparecer após cerca de dois meses, e é preciso perseverar e praticar pelo menos duas vezes por semana, de 45 a 60 minutos. Dependendo do gosto, da rotina e do perfil de cada um, a prescrição deve ser muito personalizada. Também independe do horário, se a pessoa preferir se exercitar à noite e encontrar uma atividade que não impacte o sono, está tudo bem.
Carlota Nunes
Carlota Nunes
2025-07-05 08:47:37
Count answers: 8
O sono de pessoas que praticam atividade física, seja qual for, é mais profundo e restaurador, devido aos mecanismos de regulação do organismo. Assim, quem pratica atividade física dorme melhor. A prática da atividade física ajuda em um sono restaurador, mas não resolve todo tipo de distúrbio do sono e problemas nos casos crônicos de insônia. A atividade física deve ser praticada regularmente e pelo menos quatro horas antes de dormir, se não ficamos muito agitados.
Hugo Carneiro
Hugo Carneiro
2025-07-05 08:03:31
Count answers: 8
Aeróbicos como caminhada, correr, nadar e andar de bicicleta melhoram a qualidade do sono, aumentam a produção de endorfinas e reduzem os níveis de stress. Exercícios aeróbicos regulares podem aumentar o tempo total de sono e reduzir a latência do sono. Levantamento de peso e exercícios de resistência também podem regular os ritmos circadianos, contribuindo para um sono mais profundo e restaurador. Yoga, alongamento e meditação são excelentes para relaxar o corpo e a mente, que preparam você para uma noite de sono tranquila. Essas atividades ajudam a reduzir a tensão muscular e a ansiedade, fatores que podem interferir no sono. Lembre-se de que pequenas mudanças nos hábitos alimentares e na prática de exercícios podem fazer uma grande diferença na qualidade do seu sono.