:

Pode treinar se recuperando da gripe?

Laura Ferreira
Laura Ferreira
2025-07-05 07:09:33
Count answers: 5
A resposta depende de diversos fatores, entre eles o tipo de vírus que está roubando suas forças. O resfriado é uma infecção leve, que apresenta sintomas mais brandos, como coriza e dificuldade para respirar. Portanto, não há problema em treinar. Se os sintomas forem apenas respiratórios e pouco limitantes, fazer atividade física de baixa intensidade e relaxar em seguida pode ajudar na recuperação da virose. Durante o treino, o organismo produz substâncias que aumentam a disposição e o bem-estar. Elas ajudam a minimizar os desconfortos trazidos pelo resfriado. Diante de sintomas de gripe, como fadiga excessiva, dor no corpo, peso no peito e febre, não tem jeito, é preciso abrir mão da atividade física. Nesse tipo de situação, o corpo precisa focar em sua recuperação. Ele não está em condições de gastar energia extra com a performance física. Na fase final da gripe, quando não houver mais sintomas como febre e fortes dores de cabeça e no corpo --geralmente cinco ou seis dias após o início da doença -- o exercício leve pode ajudar você a sentir melhor e acelerar a recuperação. Isso acontece porque, como já foi falado, a atividade física estimula a liberação de substâncias no organismo que garantem disposição e bem-estar. Um dos possíveis motivos para isso é que a prática regular de atividade física fortalece o sistema imunológico, responsável por combater os vírus em nosso organismo. Mesmo assim, na volta para a malhação é importante pegar leve, pois seu corpo ainda estará frágil. Se sentir qualquer mal-estar, reduza o esforço. Caso a sensação desagradável persista, é necessário tirar mais alguns dias para descansar. Saber respeitar os sinais que o corpo dá é imprescindível.
Mauro Mota
Mauro Mota
2025-07-05 05:52:35
Count answers: 7
Se você teve apenas um resfriado simples ou uma gripe estomacal de 24 horas, não há muito com o que se preocupar. Mas a Covid, o VSR e a influenza são doenças mais sérias que exigem uma abordagem cuidadosa para retomar o exercício. Isso ocorre porque as três são infecções virais, que tendem a causar inflamação em todo o corpo. Leva tempo para o seu corpo se recuperar completamente de uma infecção viral. Você começa a perder força nos músculos após cinco a sete dias de inatividade. Planeje o seu retorno: não importa qual vírus você pegou, espere pelo menos cinco a sete dias após se recuperar antes de preparar sua bolsa de academia. Você também deve ser capaz de realizar todas as suas atividades diárias sem fadiga excessiva. Uma vez liberado para retomar seus treinos, vá devagar e com calma. Villano recomenda caminhar em um ritmo fácil nos primeiros 10 dias após a recuperação antes de progredir para exercícios mais moderados. Mas não retorne a 100% do que você estava fazendo antes de ficar doente, diminua suas cargas em pelo menos 10% ou 15%. Se sentir que seu coração está acelerado ou batendo de forma irregular, ou se tiver qualquer dor no peito, pare imediatamente o exercício e consulte seu médico.
Yasmin Soares
Yasmin Soares
2025-07-05 04:10:33
Count answers: 7
Pode treinar se recuperando da gripe. Como você viu, não é indicado treinar com febre e esse é um sintoma que costuma aparecer no início de uma gripe. Mas, depois que a temperatura voltar ao normal e você estiver só com sintomas leves, os especialistas dizem que não há problema em fazer exercícios com gripe —ou resfriado, que naturalmente provoca um quadro mais brando. A prática de atividade física, inclusive, estimula a produção de substâncias que geram bem-estar e vão ajudar a minimizar desconfortos gerados pela gripe ou pelo resfriado e acelerar a recuperação da doença. O treino, como já falamos, tem de ter intensidade leve ou moderada, para não exigir energia demais do corpo e prejudicar a recuperação da doença. Além disso, é importante hidratar-se muito bem durante o exercício e ao longo do dia, já que gripes e resfriados podem favorecer um quadro de desidratação, que é acentuada no treino. Portanto, se for treinar, prefira um local ao ar livre, para não infectar os colegas da academia. E também faça um teste para certificar-se de que está mesmo com gripe ou resfriado e não com covid-19 —que exige isolamento e uma pausa nos exercícios físicos até a recuperação total.
Margarida Moreira
Margarida Moreira
2025-07-05 02:56:41
Count answers: 5
A indicação é que pessoas gripadas bebam bastante líquido e descansem. Os casos são limitados e, em dois ou três dias, o paciente não apresenta mais indícios da doença. A principal diferença entre a Covid-19 e a gripe é que a última possui sintomas mais fortes nos dois primeiros dias. Os principais sintomas da gripe são dor no corpo, fadiga, febre, secreção, coriza, espiros e tosse. A indicação é que pessoas gripadas bebam bastante líquido e descansem.
Daniela Paiva
Daniela Paiva
2025-07-05 02:55:58
Count answers: 2
No caso de síndrome gripal com febre, mal-estar ou dor no corpo, não é recomendada a prática de exercícios físicos. É uma contraindicação formal, seja atleta ou não, porque não vai render e ainda vai piorar o quadro. O repouso é indicado porque, em um quadro infeccioso, o corpo já está precisando de energia para ativar o sistema imune. O vírus, assim como está alojado no sistema respiratório, pode migrar para outros tecidos, porque o corpo já está em estresse. Então, o exercício pode gerar um outro estresse e impor um trabalho para o corpo, que pode sobrecarregar. Se os sintomas estão só relacionados a via aérea superior, como coriza leve, os treinos estão liberados, porém em menor intensidade. São recomendados aqueles exercícios em que mantemos a frequência cardíaca e respiratória mais baixas, como um treino muscular, de mobilidade e alongamento. O exercício feito regularmente realmente ajuda a melhorar o sistema imune e a capacidade oxidativa de cada um a longo prazo. Porém, conforme Rosemary, se manter ativo durante um resfriado não vai ajudar a combater o vírus. Algumas vezes pessoas dizem: "Eu me sinto melhor se eu me exercitar". Não vai melhorar. Pode até não piorar, se a atividade for mais leve ou moderada. Mas não há evidências de que o exercício vá melhorar os sintomas ou ajudar a expulsar o vírus. O retorno para os treinos depois de uma gripe pode ocorrer depois de sete dias dos primeiros sintomas. Se não tiver febre, pode já retornar o exercício normalmente.