Qual o melhor exercício para cognição?

Renata Araújo
2025-07-22 18:11:53
Count answers
: 17
Substituir o tempo no sofá por menos de 10 minutos de atividade física moderada ou intensa pode ter um impacto positivo na função cognitiva de pessoas de meia-idade.
As pontuações cognitivas dos participantes melhoraram em 1,3% quando substituíram nove minutos de atividade sedentária por atividade física vigorosa.
Níveis mais altos de atividade física podem melhorar as habilidades de resolução de problemas e a memória, além de reduzir a ansiedade e a depressão.
Os participantes registraram 51 minutos de atividade física moderada ou vigorosa, em média, mais quase seis horas de atividade física leve, mais de nove horas de atividade sedentária e mais de oito horas de sono.
Os pesquisadores também associaram os níveis de atividade entre crianças e idosos à melhoria da função cognitiva e comportamental, bem como à melhoria da condição física a longo prazo.
Um estudo publicado em julho passado no Journal of the American Medical Association, encontrou uma associação entre menor massa muscular em adultos de 65 a 86 anos e declínio cognitivo.
Outro estudo no Reino Unido descobriu que uma baixa força de aperto de mão estava associada a um risco maior de desenvolver demência.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças – que recomenda que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana – níveis mais altos de atividade física podem melhorar as habilidades de resolução de problemas e a memória, além de reduzir a ansiedade e a depressão.
Os pesquisadores também descobriram que algum comportamento sedentário pode afetar positivamente a estimulação cognitiva, incluindo leitura e trabalho, em vez de ver televisão.
Os participantes que substituíram a atividade leve ou o sono por comportamento sedentário obtiveram pontuações mais altas nos testes de cognição, mas apenas se o tempo sedentário fosse pelo menos 37 minutos a mais do que o tempo gasto em atividades de intensidade leve.

Francisco Paiva
2025-07-11 15:17:11
Count answers
: 16
Atividades para o cérebro são traduzidas como estímulos, então é por meio dos estímulos de qualidade organizados é que ele é capaz de criar conexões, restabelecer conexões neurais e melhorar seu desempenho.
Exercitar nosso cérebro sistematicamente de diversas maneiras é tão importante quanto o exercício para o nosso corpo.
O segredo está justamente em oferecer ao cérebro atividades que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente.
Alguns exemplos de exercícios que são excelentes para o cérebro incluem Ginástica para o cérebro, Sudoku, Jogos de Tabuleiro, Aprendizagem de novas palavras, Leitura, Desenho livre, Exercícios de cálculo mental, Meditação e Aprendizagem de novas habilidades.
Esses exercícios podem ser realizados individualmente ou em grupo e devem ser adaptados às habilidades e necessidades de cada pessoa.
O importante é praticá-los regularmente para obter melhores resultados.

Bianca Almeida
2025-07-11 14:17:24
Count answers
: 19
Os resultados comprovaram que exercícios físicos melhoram significativamente a cognição geral, a memória e a função executiva, com efeitos consistentes tanto em pessoas saudáveis quanto em quem vive com condições clínicas.
Os maiores efeitos foram observados em exercícios de baixa a moderada intensidade — como caminhada, yoga, Tai Chi e até exergames, que são jogos que exigem movimento corporal.
Essas atividades melhoram, de forma consistente, a memória, a atenção e a função executiva — o conjunto de habilidades que inclui planejamento, autocontrole, foco e tomada de decisões.
Mesmo exercícios leves, como caminhar ou praticar yoga, melhoram a cognição.
Atividades que combinam movimento com estímulo cognitivo geram os melhores resultados.

Yara Rocha
2025-07-11 11:34:26
Count answers
: 9
O melhor exercício para cognição depende do objetivo específico e do indivíduo.
Exercícios como Vista-se trabalham a memória processual, esquema corporal, práxis ideacional, memória semântica e planejamento.
Jogos como Começa o jogo! são ideais para trabalhar o planejamento, atenção seletiva, atenção sustentada, heminegligência e velocidade de processamento.
Atividades como Números misturados trabalham o raciocínio.
Exercícios como Reconhecimento emocional trabalham a cognição social, vocabulário e raciocínio.
Jogos como Pares de animais servem para trabalhar a memória episódica, atenção seletiva e memória de trabalho.
Atividades como Relacionar característica-elemento trabalham a memória semântica.
Exercícios como Pagamento exato trabalham a memória de trabalho, compras e planejamento.
Esses são apenas alguns exemplos, e existem milhares de exercícios de estimulação cognitiva disponíveis, como os encontrados na NeuronUP.