:

Como treinar as funções cognitivas?

António Castro
António Castro
2025-07-11 16:04:24
Count answers : 19
0
Existem algumas atividades do dia a dia que podem ajudar nesse treino – o ideal é ir aumentando o grau de dificuldade dos exercícios para não estagnar. Seguem alguns exemplos: faça atividades físicas - manter uma rotina de exercícios ajuda na criação de novos neurônios; estimule a imaginação - tire um tempo para ouvir música, pintar e dançar, o que pode ajudar a ter mais flexibilidade mental; aprenda coisas novas - aprender novas línguas pode ajudar a desenvolver mais áreas cerebrais, afinal, a linguagem é uma das funções cognitivas mais complexas; tenha o hábito em ler - ler ajuda na percepção, na memória, no raciocínio, na imaginação e na criatividade, entre outras habilidades cognitivas. Assim como você exercita o corpo, também deve exercitar o cérebro como um todo para que ele tenha melhor desempenho.
Irina Assunção
Irina Assunção
2025-07-11 13:43:33
Count answers : 14
0
A estimulação cognitiva é um conjunto de técnicas para melhorar o funcionamento das habilidades cognitivas. Tais como: orientação, atenção, memória, linguagem e funções executivas. Outras áreas cognitivas também são trabalhadas, tais como: gnosias, praxias, habilidades visuoespaciais, cognição social etc. Propomos 10 exercícios de estimulação cognitiva para trabalhar com crianças, adultos e idosos. Exercícios de estimulação cognitiva para trabalhar com crianças, adultos e idosos. Os exercícios práticos de estimulação cognitiva que propomos a seguir podem ser encontrados na NeuronUP. Experimente NeuronUP gratuitamente Você poderá trabalhar com nossas atividades, planejar sessões ou realizar reabilitação remota. Esses são apenas 10 exemplos práticos; na NeuronUP, você tem milhares de exercícios de estimulação cognitiva. Comprove você mesmo. Esses exercícios de estimulação cognitiva têm como objetivo retardar a deterioração cognitiva e manter as habilidades preservadas.
Mia Lourenço
Mia Lourenço
2025-07-11 12:49:53
Count answers : 24
0
Tente reduzir o número de distrações quando falar com alguém ou quando estiver realizando uma tarefa. Desligue o rádio ou a televisão e lembre-se de não fazer mais do que uma coisa de cada vez. Tente trabalhar em um lugar onde você esteja sozinho, para que haja menos elementos de distração. Desligue ou silencie o telefone celular enquanto estiver realizando uma tarefa para que não possa interrompê-lo. Tente identificar se a fadiga e o cansaço podem estar interferindo na sua concentração. Planeje as atividades e distribua a energia ao longo do dia. Tente não ser muito exigente com sua capacidade de se concentrar quando se sentir cansado. Defina um ritmo e não se esqueça de reservar um espaço para descansar. Use uma agenda diariamente ou aproveite esta função disponível em alguns telefones celulares. Aprenda a se organizar: estabeleça lugares específicos para guardar coisas para que possa acha-las mais facilmente e peça à família para devolver as coisas neste lugares, contribuindo com a organização. Ajude sua memória: cole papéis com lembretes em lugares onde você possa vê-los.