:

Para que serve o treino de respiração?

Iris Costa
Iris Costa
2025-08-04 09:08:48
Count answers : 24
0
O treino muscular inspiratório composte em troca de oxigênio e dióxido de carbono com o ambiente, sendo esse um processo automático e involuntário. Durante a inspiração, principalmente o diafragma e os músculos intercostais, se contraem gerando movimento e consequentemente volume pulmonar, tendo também a função de estabilizar a coluna vertebral. O fortalecimento dos músculos respiratórios, em especial o diafragma, nos trazem grandes benefícios largamente documentados em nossa literatura, tais como: Melhora dos volumes pulmonares; Melhora de sintomas em patologias respiratórias como DPOC e Asma; Melhora do metaboreflexo; Melhora de dispnéia, disfagia e disfonia; Melhora da capacidade de recuperação pós exercício; Melhora da musculatura respiratória em caso de pacientes graves e em ventilação mecânica; Melhora de refluxo gástrico; Melhora na curvatura da coluna. No TMI colocamos carga para inspiração, gerando assim um treinamento da musculatura diafragmática, podendo ser realizada de 3 formas: Com resistores de carga linear, onde mensuramos e preditamos a carga a ser trabalhada, como o POWERbreathe; Com inspirômetros de incentivo a fluxo, onde há um estímulo visual interessante, como o Respiron; Com inspirômetros de incentivo a volume, onde conseguimos mensurar o volume inalado, como o Respiron Volumétrico (Respivol). Estudos comprovam que em 4 semanas já é possível sentir os benefícios desse treinamento.
Flávio Coelho
Flávio Coelho
2025-08-02 15:42:17
Count answers : 23
0
Os exercícios respiratórios ajudam na prevenção de doenças, infecções pulmonares e, principalmente, nas sequelas pós-Covid-19. Quando respiramos adequadamente, melhoramos nossa ventilação pulmonar, aumentamos o volume de ar nos pulmões, mobilizamos as secreções das vias aéreas respiratórias, facilitando a hematose e, consequentemente, levando oxigênio para todo o organismo. Para isso, é preciso treinar exercícios respiratórios, na inspiração pelo nariz, que é uma barreira imunológica. Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa. A respiração abdominal também ajuda no alongamento do diafragma, principal músculo da respiração. Exercícios respiratórios são preventivos e também podem ajudar durante e após o contato com o vírus. A respiração promove relaxamento muscular, melhora a concentração, diminui o estresse, ansiedade e depressão, melhora o equilíbrio, a autoestima, a imagem corporal e autoconceito.
Ângelo Cardoso
Ângelo Cardoso
2025-07-25 22:42:39
Count answers : 24
0
Inspirar e expirar corretamente acalma, e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão. Diariamente você pode usar a respiração como um forte aliado para controlar suas emoções e viver melhor. Feche os olhos e preste atenção no ar entrando e saindo do corpo. É a respiração que alimenta nossa energia, e se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, a tendência e não termos energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar. Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo. Esse tipo de respiração é bom para relaxar e equilibrar todo o nosso corpo. Enquanto a respiração estiver irregular, a mente estará instável, mas, quando se aquieta a respiração, a mente também o fará.
Igor Leal
Igor Leal
2025-07-13 18:07:04
Count answers : 18
0
Técnicas simples de respiração ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade. Aprenda como respirar corretamente. A ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras, como: agitação, pensamentos obsessivos, dificuldade para dormir, baixa concentração e fadiga mental. Quando você estiver se sentindo ansioso, é possível amenizar esse sentimento com uma técnica de respiração extremamente simples e que você pode fazer no conforto de casa. A ciência começa a fornecer evidências acerca da respiração controlada e consciente e que a prática ajuda a reduzir substancialmente os níveis de estresse, além de diminuir os sintomas da ansiedade. Temos um padrão para diferentes situações, mas com um pouco de treino diário é possível controlá-la. Reserve alguns períodos do dia para avaliar como está sua respiração. Além disso, com um pouco de treino diário é possível controlá-la. Primeira regra básica: preste atenção em como o ar entra e sai do seu organismo. Ele deve entrar pelo nariz e sair pela boca. Simples, não? A presta atenção em como o ar entra e sai do seu organismo é fundamental para o treino de respiração. O treino de respiração serve como uma técnica de formação para o seu corpo entender o ato de como entrar em harmonia com seu ser. Ao fazer um treino de respiração, você pode aliviar seus sintomas, focando em seu processo de respiração. É importante destacar que diferentes situações podem colocar o corpo em compassos diferentes, então um processo de treinamento auxiliará na compensação do descaso. Com estes treinos, você estará modificando a sua realidade aos poucos.
Afonso Domingues
Afonso Domingues
2025-07-13 16:54:28
Count answers : 17
0
A prática diária de exercícios respiratórios por cinco minutos ajuda a melhorar o humor e reduz a ansiedade. Esses exercícios modulam o sistema nervoso autônomo, estimulam a resposta de relaxamento, reduzem a pressão arterial, a frequência cardíaca e a tensão muscular, além de promover a liberação de opióides endógenos. Controlar a respiração voluntariamente favorece ainda a percepção das sensações internas do corpo, a chamada interocepção. Isso ajuda a modular o estresse porque ao percebermos mais rapidamente como nossa fisiologia está sendo alterada por meio da respiração controlada, podemos promover a autorregulação corporal, proporcionando maior senso de controle e bem-estar. Esse tipo de exercício pode ser facilmente aprendido e incorporado na rotina de autocuidado, ampliando o bem-estar físico e mental, além de trazer benefícios a longo prazo como uma ferramenta para melhorar o manejo do estresse e da ansiedade. À medida que a prática for entrando na rotina, pode-se ampliar essa contagem, sempre procurando manter a proporção entre a inspiração e a expiração de 1:2. Feito de modo confortável, não há contraindicação e qualquer pessoa pode se beneficiar de respirações mais lentas. Também trazem benefícios para a função imunológica, saúde mental e cardiopulmonar.