Quais são as diferenças entre treino de hipertrofia e treino de força?

Irina Monteiro
2025-07-13 20:46:06
Count answers
: 10
Treinos de força são feitos com mais séries, repetições baixas, tempos de descanso longos e cargas altas.
Já um treinamento de hipertrofia seria feito com quantidade menor de séries comparado ao de força, com cargas e repetições moderadas e descansos mais curtos.
Uma revisão feita pelo pesquisador e Phd em Fisiologia do Exercício Adam M. Gonzalez comparou os resultados de um treino típico de força com treinos típicos de hipertrofia em relação aos ganhos de força e hipertrofia desses modelos de treinamento físico.
Um treino típico de força gera sim maiores ganhos de força que um típico de hipertrofia, porém, os dois produzem as mesmas respostas na hipertrofia.
Os dois treinamentos tiveram o mesmo resultado quando o assunto foi ganho de massa muscular.
Você consegue otimizar o ganho de massa muscular também em treinos com baixo número de repetições.
Números maiores de repetições podem também causar os mesmos ganhos de hipertrofia que o famoso 8-12 reps, desde que o praticante atinja a falha muscular em cada série.
Além disso, hoje já vemos na literatura científica que intervalos de descanso maiores entre as séries, comparados com intervalos menores, atingem melhores resultados no ganho de massa muscular.
Conclusão é que não existe uma zona de repetições em que apenas nela será gerada hipertrofia.

Mafalda Cruz
2025-07-13 20:37:14
Count answers
: 13
Treinamento de força tem o intuito de romper o efeito platô. É o treinamento voltado para aumentar força de articulações, tendões, força de agarro, de potência e posicionamento.
Depois você transforma toda essa força em hipertrofia, fazendo o mesmo treinamento de antes agora com mais carga, mais repetições e menos intervalos de descanso.
Para fazer um treino de força, é necessário equilibrar o número de repetições, a carga e o descanso.
Trabalhe por períodos, hipertrofia, força, resistência e deload.
De acordo com as evidências científicas, habitualmente, o número de repetições é curto, a carga é muito elevada e o tempo de repouso é limitado ao nível necessário para recuperação.

Fernando Garcia
2025-07-13 19:10:54
Count answers
: 11
Força e hipertrofia são diferentes. Mesmo quem treina há bastante tempo, pode confundir força com hipertrofia. Contudo, ser forte não necessariamente requer volume muscular, e vice-versa. Ou seja, quem busca desenvolver os músculos não precisa somente de treinos com altas cargas. Na verdade, a meta é romper as fibras musculares por meio do exercício, a fim de reconstruí-las com mais volume e densidade. Comparado com um treino clássico de hipertrofia, é possível ver a diferença: nele, os exercícios são feitos sob uma carga moderada, geralmente com 8 a 12 repetições. Então, se investe em muita carga e poucas repetições, a fim de estressar o músculo para desenvolver a força desejada.
Read also
- Para que serve o treino de respiração?
- O que são sessões de treino?
- Qual a importância da respiração na musculação?
- Quais são os benefícios dos exercícios respiratórios?
- Como é a técnica do 54321?
- O que são sessões?
- É melhor treinar força ou hipertrofia?
- Pode fazer treino de força e hipertrofia no mesmo dia?