:

Quem faz dieta cetogênica pode fazer academia?

António Castro
António Castro
2025-07-15 19:23:29
Count answers : 12
0
Algumas pessoas se sentem extremamente bem com essa dieta e outras não conseguem mantê-la por muito tempo. A falta deles pode levar a menor energia disponível para atividade física, ou mesmo menos vontade de começá-la. A substituição do carboidrato por corpos cetônicos como fonte de energia pode diminuir a resistência e a capacidade para a atividade física. Pode ser necessário diminuir a frequência dos exercícios mais intensos. É necessário prestar muita atenção à ingestão de água, principalmente durante a atividade física, para evitar a desidratação. Por outro lado, há melhora da composição corporal com a dieta cetogênica e muitos atletas optam por mantê-la no período entre as competições, para aumentar a massa muscular e diminuir a porcentagem de gordura. Sem carboidratos na dieta, há menos reserva para atividades que exijam muita energia. Pessoas fazendo a dieta cetogênica tendem a procurar atividades como ioga, caminhada, levantamento leve de peso. Nunca faça dietas muito restritivas sem acompanhamento médico.
Diego Gaspar
Diego Gaspar
2025-07-15 17:39:11
Count answers : 11
0
Keto é ótimo para exercícios que envolvem sessões de menor intensidade, como longas caminhadas, Zumba ou treinamento de força leve. A luta começa a acontecer com treinamentos de maior intensidade. Isso pode incluir treinamento de intervalos de alta intensidade, treinos estilo CrossFit, treinamento de força pesado ou corrida em velocidades mais altas. Durante os treinos de menor intensidade, o corpo pode prontamente usar a gordura como combustível porque a demanda de energia é menor e é mais fácil para o corpo usá-la para alimentar as células musculares. À medida que a intensidade aumenta, há uma maior demanda por energia. Os carboidratos são quebrados para combustível mais rapidamente e, portanto, são a fonte de energia preferida durante o treinamento de maior intensidade. Em seguida, considere o treinamento de força, pois atuará como um estímulo para o corpo manter a massa muscular, o que é particularmente importante para aqueles que seguem a dieta cetogênica, uma vez que a pesquisa sugere que essa abordagem pode estimular a perda muscular. Considere usar um peso mais leve a moderadamente pesado e fazer 3-4 séries de 8-12 repetições com muito descanso entre elas, o que deve manter a intensidade relativamente baixa. Isso é um dos motivos pelos quais a dieta cetogênica é tão eficaz para perda de peso. Com certeza, é possível praticar exercícios e dieta cetogênica ao mesmo tempo, é importante apenas manter uma rotina equilibrada de exercícios e considerar os diferentes efeitos que a dieta pode ter nos exercícios de intensidades diferentes.
Camila Lourenço
Camila Lourenço
2025-07-15 15:58:42
Count answers : 11
0
Se você é adepto de dietas cetogênicas --baseadas em um cardápio com ingestão mínima de carboidratos e rico em gordura -- e faz exercícios de alta intensidade e curta duração, pode ter sua performance prejudicada devido à alimentação. Um estudo testou o desempenho anaeróbico dos participantes e descobriu que, após seguir a dieta cetogênica, todos tiveram uma piora na performance. Em curto prazo, a dieta reduziu o desempenho físico em atividades que são altamente dependentes de sistemas de energia anaeróbica. Essas descobertas têm claras implicações no rendimento dos atletas, especialmente em atividades de alta intensidade e curta duração. O que este estudo nos diz é que, a menos que possuam razões para seguir uma dieta baixa em carboidratos, os atletas devem ser aconselhados a evitar essas dietas.
Ângelo Fonseca
Ângelo Fonseca
2025-07-15 15:00:42
Count answers : 11
0
Quando se trata de treinar com a cetogênica, as opiniões são divididas. Um pequeno estudo realizado com mulheres em 2020 demonstrou que as que seguiram a dieta por 8 semanas aumentaram sua força para fazer agachamento, mas não para fazer supino, enquanto mulheres em uma dieta com alto carboidrato demonstraram melhoras em ambos os exercícios. Em outro pequeno estudo publicado no "Metabolism: Clinical and Experimental", atletas de resistência que adotaram a cetogênica e, consequentemente perderam gordura em 12 semanas, foram mais rápidos nos treinos de velocidade e mantiveram mais resistência comparados aos que comeram mais carboidrato. É um resultado lógico: quando você diminui a gordura no corpo e a maior parte do seu peso são os músculos, você se torna mais potente, forte e rápido. Isso não quer dizer que você está ferrado se é fã de cardio e quer experimentar a cetogênica. Burke conta que a maioria das pesquisas mostra que, para os exercícios de intensidade baixa a moderada, adotar a cetogênica não piora a performance, mas também não demonstra efeitos extraordinários. É nos treinos mais longos ou mais rápidos que você pode sofrer um pouco. Uma vez que o período inicial de adaptação termina (geralmente nas primeiras semanas), as pessoas relatam sentir níveis de energia mais estáveis durante os treinos, se recuperando mais rápido, dormindo melhor e tendo mais foco em todos os aspectos, diz ela.