As proteínas são os constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele.
A construção e a manutenção do organismo humano dependem do fornecimento dessas proteínas.
Elas têm inúmeras funções em nosso organismo, entre elas, temos:
As proteínas são os constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele.
A fenilalanina é precursora da tirosina, que produz a melanina, molécula responsável pela cor dos cabelos e da pele.
As proteínas não são como os carboidratos que podem ser armazenados nas células, elas fazem parte da estrutura biológica.
A insulina é uma proteína sintetizada em nosso organismo e possui como principal função o controle dos níveis de glicose no sangue.
Uma classe de proteínas encontradas no plasma sanguíneo são as gamaglobulinas e entre elas estão as imunoglobulinas que ajudam a prevenir e combater infecções importantes e doenças.
Existem inúmeros aminoácidos na natureza, mas apenas 20 estão presentes nas proteínas.
O nosso organismo sintetiza alguns deles, mas 9 desses aminoácidos nós não produzimos e, por isso, eles são chamados de aminoácidos essenciais, que são: fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.
As principais fontes de aminoácidos são: Fontes incompletas (que não contêm todos os aminoácidos essenciais): Leguminosas como feijão, milho, lentilha, arroz, frutas e verduras;
Exemplos de leguminosas que podem ser utilizadas como fonte de proteínas Fontes completas: carne, peixes, ovos, laticínios (leite, queijo, iogurte), trigo integral, nozes, soja, germe de trigo, castanha-do-pará e amendoim.
Exemplos de alimentos que podem ser utilizados como fonte de proteínas
Visto que cada alimento fornece um tipo de aminoácido, precisamos ter uma dieta bastante balanceada.
Por exemplo, quando comemos feijão e arroz, o feijão fornece a lisina e o arroz fornece a metionina, que são aminoácidos importantes na síntese proteica.
Quando ingerimos alimentos que contêm proteínas, elas são quebradas durante a digestão e o organismo absorve os monômeros que as constituem, que, como já dito, são os aminoácidos.