:

Como se livrar do vício da cafeína?

Irina Melo
Irina Melo
2025-07-19 23:33:05
Count answers : 9
0
Algumas mudanças de hábitos podem contribuir para um consumo equilibrado de café. Primeiro, é importante entender que a sensação constante de cansaço pode ser, na verdade, o resultado da falta do sono reparador, afetado pelo consumo de cafeína no dia anterior. Deve-se fazer a redução gradual da quantidade de café ingerida para evitar os sintomas de abstinência, além da substituição por outras bebidas com efeito estimulante sem cafeína, como chás de ervas. Outra orientação é estabelecer limites diários para o consumo de café e adotar uma rotina mais regrada com horários estabelecidos para não atrapalhar o sono, evitando o uso de estimulantes de seis a oito horas antes de dormir, além da prática de exercícios físicos regulares e do apoio de um profissional de saúde.
Camila Lourenço
Camila Lourenço
2025-07-19 22:29:50
Count answers : 14
0
A redução pode vir por vários motivos: uma orientação médica, para pessoas que têm problemas estomacais, como gastrite; quem sofre de dificuldade para relaxar, insônia ou ansiedade; ou até por uma escolha pessoal. Segundo especialistas da área da nutrição, existe uma orientação principal para reduzir o consumo da bebida. A medida segue o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais da Associação Psiquiátrica Americana, orientando que é preciso diminuir aos poucos o consumo. A medida visa impedir sinais associados à abstinência de cafeína e uma possível recaída, que normalmente retorna em um consumo ainda maior. Confira as etapas para diminuir o consumo de café: 1 – Diminua a quantidade aos poucos A orientação é que a pessoa reduza a quantidade a cada dia, por exemplo, se tomar duas xícaras por dia, que comece a tomar uma xícara de café. 2 – Inclua um dia sem o café por semana Depois que for possível estabilizar a redução do consumo, passa-se para a próxima etapa que é não tomar café por um dia inteiro, mas retomar o consumo no dia seguinte. 3 – Inclua o café descafeinado na sua rotina Outro método que pode ser adotado para garantir uma eficácia maior no fim do vício é adotar o café descafeinado. Invista nos chás Além do café descafeinado, incluir outras bebidas quentes na sua alimentação pode facilitar o desprendimento. Mas opte por aquelas que não possuem cafeína, como o chá de erva doce, capim limão e o chá de camomila.
Vítor Moura
Vítor Moura
2025-07-19 20:41:50
Count answers : 16
0
Michael Craig afirma que não se deve deixar de bebê-la repentinamente. Se desistirmos do café rapidamente, o processo será mais difícil, com grande risco de ficarmos viciados de novo. Se não pararmos a cafeína aos poucos, haverá um risco maior de falha, com sintomas de irritabilidade e dor de cabeça. A recomendação do especialista é começar reduzindo as quantidades de 10% a 20%, para o organismo assimilar gradativamente a diminuição da cafeína. Depois de uma semana, faça outra redução. Se você bebe seis por dia, comece com um descafeinado no meio. Incluir chás, principalmente o verde, cacau ou o mate, é uma ótima opção para aqueles que desejam retirar o excesso da bebida do dia a dia.