:

Quais alimentos são bons para o coração?

Pedro Fernandes
Pedro Fernandes
2025-07-20 04:44:16
Count answers : 11
0
1. Vegetais no geral, No topo da listagem de alimentos benéficos para o coração, Maria Tereza elenca legumes, verduras e frutas in natura por serem boas fontes de vitaminas e fibras. 2. Alimentos integrais, Ricos em fibras, os alimentos integrais ajudam na digestão e podem facilitar o emagrecimento por provocarem a sensação de saciedade. 3. Oleaginosas, Fontes de gorduras boas, as oleaginosas também promovem a saciedade. 4. Peixes e carnes brancas, A cardiologista garante que tanto os peixes quanto as carnes brancas fornecem as proteínas necessárias ao organismo e dispõem de baixo teor de gorduras. 5. Vinho tinto, O vinho tinto é rico em flavonóides que tem efeito cardioprotetor e reduz o colesterol ruim, o LDL.
Mateus Martins
Mateus Martins
2025-07-20 03:10:35
Count answers : 9
0
Ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração, há dez alimentos que são especialmente amigos do seu sistema cardiovascular. No caso do coração e sistema cardiovascular os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Ou até a aveia, pelo seu elevado teor de fibra. Além destes, há mais oito alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta. O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. A linhaça é considerada um alimento funcional, que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. É uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose no sangue. A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. As leguminosas, como lentilhas, grão e feijão, contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. O vinho tinto é rico em resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL. A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Os frutos secos são saudáveis e diminuem os níveis sanguíneos do colesterol LDL e aumentam o HDL. Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos. A azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada uma das mais saudáveis, e os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo e protegem-nos contra as infeções.
Adriana Martins
Adriana Martins
2025-07-20 00:45:39
Count answers : 9
0
Os alimentos fornecem ao corpo a energia que precisamos para realizar as atividades do dia a dia, por isso, é tão importante observar o que colocamos no prato a cada refeição. Existem alguns alimentos que, comprovadamente, fazem bem ao coração. Veja quais são os principais e comece a sua reeducação alimentar: Abacate É um dos alimentos que fazem bem ao coração porque contém ômega 9, um tipo de gordura boa para o organismo e várias vitaminas do complexo B. Aveia É um tipo de cereal que colabora com a redução do “mau” colesterol (LDL) e o aumento das taxas do “bom” colesterol (HDL), por ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Linhaça É uma semente rica em ômega 3, vitamina E e fibras que, no organismo, transforma-se em agentes promotores do colesterol bom e, consequentemente, em redutores do nível de colesterol ruim, assim como a aveia. Castanhas Nozes, amêndoas e castanha-do-pará também são ricas em ômega 3, nutriente que, no organismo, age como um anti-inflamatório natural e ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos. Azeite extravirgem Temperar a salada ou outro alimento que harmonize com azeite de oliva extravirgem é uma boa maneira de prevenir a formação de coágulos sanguíneos e placas nas paredes das artérias e manter uma alimentação saudável. Peixes de água fria Incluir 100 gramas de salmão, atum, sardinha ou truta nas refeições, duas vezes por semana, faz bem para a pressão sanguínea e ajuda na prevenção da aterosclerose. Vinho ou suco de uva integral Qualquer uma das duas bebidas oferece benefícios para a saúde do coração por possuir um tipo de oxidante que inibe a junção das plaquetas às placas de gordura e, consequentemente, a formação de coágulos que desencadeiam doenças como a arteriosclerose e a trombose. Agora que você já sabe quais são os alimentos que fazem bem ao coração, não deixe de os inserir na sua dieta.