:

O que devo comer para evitar um infarto?

Isabela Carneiro
Isabela Carneiro
2025-08-12 23:35:15
Count answers : 23
0
basear a alimentação diária em alimentos in natura e minimamente processados, alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas podem ajudar a reduzir a inflamação e as placas de gordura nas artérias, esses nutrientes estão presentes nos alimentos in natura, especialmente frutas, verduras, legumes, castanhas e alimentos integrais, como a aveia, o grupo verde deve ser consumido em maior quantidade, e inclui frutas, verduras, legumes, feijões e leites e iogurtes naturais sem gordura.
Rebeca Lopes
Rebeca Lopes
2025-08-09 15:01:00
Count answers : 15
0
Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos. Os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. A linhaça é considerada um alimento funcional, sendo uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose no sangue. A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. As leguminosas contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. O vinho tinto contém resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL. A aveia possui fibras solúveis e insolúveis que diminuem a absorção do colesterol e açúcares e prevenem doenças cardiovasculares. Os frutos secos são ricos em gordura monoinsaturada, que diminui os níveis sanguíneos do colesterol LDL e aumenta o HDL. Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e agentes anticancerígenos. O azeite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo considerada uma das mais saudáveis por seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares. Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, contribuindo para a eliminação de toxinas e proteção contra infeções.
Cátia Lopes
Cátia Lopes
2025-08-01 17:33:11
Count answers : 23
0
Os alimentos associados à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares incluem peixes. Esses alimentos foram apontados pela pesquisa como fatores essenciais para manter uma dieta balanceada e rica, capaz de prevenir doenças ligadas ao coração e aos vasos sanguíneos. Frutas, Vegetais, Legumes, Nozes, Peixes, Laticínios integrais. A ingestão recomendada diariamente pelo estudo é de duas a três porções de frutas, duas a três porções de legumes, uma porção de nozes, e duas porções de laticínios integrais. Também inclui três a quatro porções semanais de leguminosas e duas a três porções semanais de peixe. Possíveis substitutos incluíam grãos integrais em uma porção diária e carne vermelha não processada ou aves em uma porção diária.
Francisco Freitas
Francisco Freitas
2025-07-20 04:38:27
Count answers : 22
0
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, dietas inadequadas representam um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Uma dieta equilibrada e consciente, aliada à prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a doenças cardíacas, como níveis elevados de hipertensão arterial e colesterol. É fundamental evitar gorduras saturadas, presentes em carnes vermelhas, embutidos como bacon, salsichas, manteiga e queijos gordurosos, pois são conhecidas por elevar os níveis de colesterol LDL. Além disso, devem ser evitadas gorduras trans, presentes em produtos ultraprocessados como bolos e fast-food, pois aumentam o colesterol LDL e diminuem o colesterol HDL. O consumo excessivo de sódio e o açúcar adicionado em alimentos processados também devem ser evitados. Em vez disso, é recomendado optar por alternativas saudáveis, como frutas, vegetais e grãos integrais, e ter o hábito de se exercitar regularmente para promover um estilo de vida com um coração saudável. Ressalta-se que qualquer mudança significativa nos hábitos do paciente deve ser avaliada por um profissional de saúde para garantir que seja apropriada e segura de acordo com as necessidades individuais.